“Mente sã… corpo são”. Esta é uma máxima que os antigos já usavam e que, cada vez mais, corresponde à realidade dos dias em que vivemos.
Desta forma, a prática do desporto saudável tem sido valorizada ao longo dos séculos e ganho adeptos todos os dias. Por isso, nunca é demais saber que nasce um novo clube, uma Academia no Concelho de Mira que pretenderá (imagine-se!) rapidamente ombrear com equipas de primeira linha do panorama do atletismo nacional…
João Silva concedeu entrevista exclusiva e em primeira mão ao Jornal Mira Online para dar conta deste projeto que já nasceu e começará, em breve, a dar frutos. Claro está que, tendo falado um pouco antes do incêndio do passado dia 15, os planos terão de ser um pouco alterados a nível de patrocínios já que algumas empresas da região sofreram fortes perdas. Mas, como foi dito, os planos serão alterados e nunca deixados de lado!
A João Silva – Academia de Atletismo já está oficialmente formalizada e pretenderá competir, numa primeira fase, no meio-fundo e fundo, não apostando – por agora – nas provas de pista. Esta Academia é uma secção autónoma do Centro Cultural da Praia de Mira e pretende levar ainda mais longe, também, o nome do Centro Cultural.
João Silva abriu o coração e deu voz a este projeto que agora se inicia falando do “orgulho de poder realizar um sonho antigo, que só teria lógica se fosse feito aqui na Praia de Mira!”.
Ainda na fase de construção, a equipa já conta com 2 atletas de Cabo Verde e outros tanto se juntarão a eles em breve, para além de atletas que – paulatinamente – vão dando o seu ok ao antigo corredor que agora dedica-se aos treinamentos e à formação de corredores.
Abrindo ainda mais o leque, João Silva confirma que a Academia está delineada em três vertentes: “para além da alta competição, também contaremos com uma área vocacionada para a formação e outra para a prática do atletismo pura e simples… constituímos uma Academia justamente porque esta denominação dá a garantia de poder estar aberta à população em geral”.
Garantindo que “nesta Academia todos serão tratados da mesma forma, sejam eles atletas de alta competição ou pessoas que queiram somente praticar desporto pelo prazer de se sentir bem”, o homem do leme afirma que este é um bom handcap para a conquista de patrocinadores que ajudem a levar para a frente o projeto: “A Academia terá um patrocinador oficial, pois claro, mas está aberta a outros parceiros que queiram conjugar esforços connosco, aderindo à ideia… até porque o objetivo da criação de fundos existe, mas é para podermos contribuir com instituições do Concelho de Mira!”.
Avançando um pouco mais no tempo, João Silva também tem um projeto dentro do projeto, que é o de conseguir “realizar um intercâmbio de atletas, trazendo jovens de outros países Lusófonos, dando-lhes a oportunidade de conhecer a nossa realidade, incutindo neles a ideia de que podem também desenvolver nos seus países, algo parecido, adaptado à realidade de cada um…”.
Quanto a objetivos, quem conhece minimamente João Silva, sabe que onde ele entra é para obter bons resultados. E, aqui – obviamente – não podia ser diferente! Assim a sua equipa masculina vai tentar disputar os pódios nacionais, esperando – pelo menos – estar entre as 5 principais equipas do país, por agora. Assim, o Nacional de Corta-Mato longo, os Distritais de Estrada e os Nacionais de Estrada são as apostas deste homem, um verdadeiro campeão do desporto e da vida que tem superado tantas dificuldades com o sorriso que todos conhecem…
Contando com os apoios garantidos da Câmara Municipal de Mira e da Junta de Freguesia da Praia de Mira, ele percebe bem o porquê destes apoios: “os autarcas vêem longe o alcance de um projeto como este, o que ele pode “render” ao município e à freguesia, muito mais ainda porque tudo conjuga-se com a grande Taça dos Campeões Europeus que está agendada para o início de 2018, na Praia de Mira!”.
Trata-se, portanto, de conjugarem esforços em torno de um denominador comum que é a vontade de João Silva cativar futuros atletas, indo às escolas para convida-los a juntarem-se ao grupo e do município e da junta de freguesia da Praia de Mira que vêem – naturalmente – com bons olhos a projeção que uma Academia como esta pode dar e os benefícios que trazem à saúde dos seus cidadãos.
Quando questionado sobre como tem sido a reação daqueles que – de alguma forma – já conheciam o projeto, João Silva não podia estar mais otimista: “pelas conversas que tenho mantido ao longo dos últimos tempos, estou convicto que as autoridades, os empresários locais e até algumas figuras de topo do atletismo nacional, consideram a Academia como uma ideia aliciante e prometedora… saber que atletas TOP estão dispostos a abraçar o projeto é algo que me enche de orgulho, me dá alento e uma esperança enorme num futuro risonho”.
Para finalizar, João Silva dá a conhecer os primeiros objetivos da Academia: “pretendemos correr o primeiro cross internacional na pista do Mira Villas e, claro está, participar no 10º GP João Silva de Atletismo que acontecerá, provavelmente, no dia 10 de Junho”.
E assim está oficializada perante o público em geral, a João Silva – Academia de Atletismo que pretende ser mais um veículo de divulgação da região, para além de obter resultados condizentes com o que é desejado.
Mais que um novo clube desportivo, o que interessa ressaltar é o trabalho social que existe por detrás de projetos como este. Assim como tantos outros existentes no Concelho que a todos orgulham, este será mais uma aposta ganha, certamente. Até porque, por detrás do nome João Silva, existe a qualidade indiscutível que este ex-atleta coloca em tudo o que se envolve…
Mira Online