Começam hoje e terminam no Domingo, os JOGOS SEM FRONTEIRAS 2019, em Mira. Tanto nas Piscinas Municipais como no Pavilhão, o espírito de equipa e a entreajuda serão fundamentais para que as provas corram da melhor maneira possível para cada uma das Associações participantes …
O Jornal Mira Online falou com o mentor de mais esta edição dos Jogos Sem Fronteiras. Nelson Auxiliar lançou pistas para que possamos entender um pouco deste evento que vai conquistando, aos poucos, toda a população mirense…
Nelson é, realmente, a verdadeira cabeça pensante de uma competição sadia que une as mais diversas Associações do Concelho. É na sua cabeça que são desenhadas as provas que os participantes tentarão superar. Ele idealiza-as mentalmente, coloca no papel e, com a estreita colaboração de José Santo, vai dando os retoques necessários para que o produto final – ou seja, cada uma das provas – esteja concluído.
Contando com um “staff de cerca de 20 pessoas”, que tem trabalhado arduamente para que tudo esteja em ordem quando se iniciarem as competições, os Jogos Sem Fronteiras, espera Nelson Auxiliar, “serão, de certeza, um sucesso… com a Piscina na sexta-feira e no Sábado e o Pavilhão, no Domingo, repletos de um público apaixonado pela competição sadia que acontecerá”.
Admitindo que é sempre feito uma “análise pormenorizada do que aconteceu de bom e de menos bom no último evento”, este professor de educação física, tem sempre em mente a procura incessante de, através da criatividade, “encontrar novas provas, novas formas de colocar as pessoas a darem o máximo de si tanto física como mentalmente”. Para ele “é fundamental que coloquemos sempre o corpo em movimento e a competitividade é uma excelente maneira de atingirmos este objetivo, também alcançando uma outra área muito importante, que é a da sociabilidade!”.
O evento deste ano terá (mais) uma forma de interação do público com os competidores. Assim sendo, na disputa de Domingo, no Pavilhão Municipal, quem estiver a assistir e participar, ajudando a sua Associação, receberá uma pequena lembrança, bem como serão sorteados vários prémios entre o próprio público, prémios estes, oferecidos pelos patrocinadores.
Nesta sexta-feira estarão em competição, a partir das 21:20 horas, 8 equipas, restando as outras 7 para, no mesmo horário, competirem no Sábado. Já no Domingo, as provas terão início pelas 17:20 horas para, algumas horas mais tarde, todos ficarem a saber o nome da equipa campeã de 2019 dos Jogos Sem Fronteiras.
As participações da CERCIMIRA e da OBRA DO FREI GIL são, também elas, uma demonstração de que o Município de Mira é inclusivo, sendo aglutinador das mais variadas vertentes que transformam-no num Concelho onde reside uma sociedade que se pretende equitativa e, fundamentalmente justa.
Que tenham, então, início os Jogos Sem Fronteira de Mira. Que vençam os melhores mas, que, acima de tudo, o espírito do convívio e da camaradagem se faça sentir do princípio ao fim. Também é, desta maneira, que se constrói um Concelho vivo durante todos os outros dias do ano!
Jornal Mira Online