Na Globurem, qualquer um sente-se seguro!

Há cada vez mais seguros de saúde a ser comercializados por Companhias de seguros e são cada vez mais os portugueses que os vêem como alternativa ao Serviço Nacional de Saúde.

De acordo com a Associação Portuguesa de Seguradoras, estes cobrem já dois milhões de pessoas e, num sector em queda, os seguros de saúde foram dos poucos segmentos que cresceram.

Se está a pensar fazer um seguro de saúde, mas tem dúvidas sobre como o deve escolher, contacto-nos por email ou telefone, estaremos sempre disponíveis para o informar e ajudar a escolher o seu plano de saúde

Vantagens

A principal vantagem em ter um seguro de saúde é o facto de este possibilitar o acesso a uma assistência mais rápida e em melhores condições de acolhimento, quando comparados com o que é oferecido pelo Serviço Nacional de Saúde, no entanto é preciso escolher muito bem na hora da compra. Estes benefícios são mais visíveis nos casos de consultas de especialidade e em algumas cirurgias que, geralmente, têm listas de espera longas.

Antes de escolher um seguro de saúde, é importante definir o que pretende. Pode começar por colocar algumas
questões, como exemplifica o especialista, nomeadamente: “Quero um seguro por uma questão de precaução?
Por estar a pensar numa possível gravidez? Por causa dos meus filhos? O que mais me preocupa é um internamento hospitalar e não propriamente o ambulatório?” . Depois de definidos os objectivos, poderá deslocar-se à
Globurem – Mediação de Seguros Lda. Informamos que também o poderá marcar uma reunião com um especialista da empresa que o aconselhará mediante vários factores o melhor seguro e plano.

Tipos de seguros

Existem três modalidades de seguros. De reembolso, de assistência ou misto. “O seguro de saúde misto é sempre o mais completo, uma vez que permite ao cliente ter acesso aos prestadores existentes na rede convencionada e, também, aos que se encontram fora da rede”.

Contudo, quando se recorre a serviços fora de rede, deve-se ter em conta que a comparticipação é mais reduzida e a pessoa tem de adiantar o dinheiro e só será reembolsada mais tarde. «Desta forma, se está a decidir entre um seguro com
assistência ou um com reembolso, deverá informar-se sobre a rede de prestadores que o seguro com assistência coloca à sua disposição. Se reside num local onde exista uma grande variedade
de prestadores, poderá optar por um seguro com assistência», aconselha Fernando Bastos

“Contudo, se for oriundo de uma zona geográfica com poucos prestadores, talvez seja melhor optar por um seguro de reembolso”, apesar destes serem cada vez menos comuns, sublinha ainda.

Seguro de Saúde por Reembolso

Com o Seguro de Saúde na modalidade de reembolso, efectuará o pagamento prévio das suas despesas de saúde, sendo posteriormente reembolsado na quase totalidade dos valores despendidos.

O Seguro de Saúde na modalidade de reembolso garante-lhe a comparticipação  das despesas efectuadas com actos médicos, independentemente do prestador de cuidados de saúde escolhido.

Seguros de Saúde Mistos

Por outro lado, os seguros de saúde mistos oferecem muito maior flexibilidade, pois possibilitam ao segurado escolher o que lhe será mais conveniente em cada situação. Esta modalidade permite-lhe optar por serviços médicos dentro ou fora da rede da companhia.

Por exemplo, se eventualmente tiver que deslocar-se para outras zonas do País onde não existam serviços médicos associadas à sua companhia de seguros, a melhor opção é optar por um seguro de saúde misto, pois não corre o risco de ter apenas uma comparticipação mínima da seguradora, nas suas despesas de saúde.

Seguros de saúde com Assistência

Os seguros de saúde com assistência são actualmente a modalidade mais popular. Por assistência, deverá entender-se que a entidade com a qual foi contratualizada a apólice coloca à disposição do segurado uma rede de profissionais ou entidades que se dedicam à prestação de cuidados clínicos e hospitalares e disponibiliza-se a pagar quase a totalidade de todas as despesas provocadas pelos actos clínicos, praticados dentro dessa rede. Frequentemente, o segurado apenas terá de pagar um valor fixo (previamente declarado na apólice) que varia de acordo com cada acto clínico. Vantajoso para quem vive em grandes centros urbanos, nesta modalidade o segurado vê a sua liberdade de escolha limitada às instituições e profissionais indicados pela seguradora.