Museu Nacional Ferroviário mais perto de todos!

24.9.2022 –

MUSEU NACIONAL FERROVIÁRIO, AGORA MAIS PERTO DE TODAS AS PESSOAS ATRAVÉS DE VISITA VIRTUAL. JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2022

O Museu Nacional Ferroviário assinala as Jornadas Europeias do Património com Visita Virtual.

Procurando sensibilizar os públicos para os valores da defesa do património ferroviário e da importância deste meio de transporte para um futuro mais sustentável, o Museu Nacional Ferroviário  afirma-se  não só pela qualidade do seu espólio, mas também pela relevância e carácter distintivo dos seus projetos e atividades, colocando-se cada vez mais ao serviço das comunidades.

A  partir de agora, está disponibilizado, de forma online a Visita Virtual ao Museu Nacional Ferroviário. Em apenas alguns cliques, os visitantes  poderão percorrer virtualmente os espaços exteriores e interiores, ver Locomotivas a Vapor, Carruagens e Vagões e muitas outras peças emblemáticas que ao longo de 165 anos fizeram parte do Caminho de Ferro em Portugal.  Terão ainda a oportunidade de apreciar uma locomotiva em modelagem 3D,  bem como agendar uma visita virtual com os guias do museu, um serviço inovador e pioneiro no panorama nacional.

Aceda ao link abaixo e visite-nos, aguce a sua curiosidade para vir até ao Entroncamento conhecer-nos presencialmente.

Link para acesso à Visita Virtual: https://vr.unit360.pt/mnf/index.htm  

Este projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura, Direção –Geral do Património Cultural, Programa ProMuseus.

Sobre as Jornadas Europeias do Património

Iniciativa, anualmente promovida,  pelo Conselho da Europa e, em Portugal, pela Direção-Geral do Património Cultural, realiza-se este ano nos dias 23, 24 e 25 de setembro sob o tema “Património Sustentável”.

Este tema convida-nos a explorar que medidas podem ser tomadas para proteger o rico e diversificado património cultural no contexto das alterações climáticas e da degradação ambiental. O foco estará no papel ativo das comunidades e do património no processo de construção de um futuro mais sustentável e resiliente.

A ideia base da iniciativa é promover o acesso ao património, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos com o património cultural. Os objetivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade.