13.12.2024 –
Sessão técnica dedicada ao TENET e mesa-redonda sobre o fomento da arte digital
O Salão de Festas da Incrível Almadense foi, novamente, o palco escolhido pela Associação Inércia para a realização do seu evento anual, o Inércia Demoparty 2024 e que contou mais uma vez com o apoio e participação do Museu LOAD ZX. O evento decorreu na cidade de Almada, nos dias 6 a 8 de Dezembro de 2024, e atraiu ao nosso país, como de costume, visitantes internacionais.
A Associação Inércia tem por objetivo dar a conhecer e dinamizar o fenómeno da Demoscene em Portugal, uma comunidade de mentes criativas que produzem arte digital, combinando programação, gráficos e música. O Museu começou a participar nestas atividades em 2022 e, em 2023, foi até organizado conjuntamente um evento internacional, no Museu LOAD ZX em Cantanhede, intitulado SYNERGY.
No sábado dia 7, na presença de um público eminentemente técnico, Hugo Pinto, o responsável pela preservação de hardware no Museu, apresentou com grande detalhe técnico a rede escolar TENET da TIMEX Portugal e que foi recentemente preservada pelo equipa do Museu. Houve espaço para interação com os participantes, naturalmente interessados num sistema tão inovador para a época em que foi originalmente concebido (1986) e até oportunidade de experimentar o mesmo no final.
Ao final da tarde, Hugo Pinto representou mais uma vez o Museu numa Mesa-Redonda subordinada ao tema de analisar e discutir experiências de fomento à Arte Digital no qual testemunhou sobre os sucessos, desafios e especificidades de o fazer num projeto único como o Museu LOAD ZX. O painel foi moderado por Manuel Correia, um conhecido Game Designer Português e contou ainda com Artur Coelho representando o Lab Aberto FabLab, Paulo Lopes do SharkCoders Seixal, Daniel Índias Fernandes, do TUMO Coimbra, Tiago Esteves da Associação Rato do Seixal e João Vargues do Museu Zer0.
Para João Diogo Ramos, cofundador e curador do Museu LOAD ZX, esta presença “representa mais um reforçar dos laços com a Associação Inércia e o continuar a abraçar o fenómeno da demoscene que engloba alguns dos programadores e artistas digitais mais conceituados da indústria”. Além disso, continuou, “é a prossecução da estratégia de parcerias do Museu que visa unir diversos públicos que, em comum, tem todos a paixão pela tecnologia”.