Museu do Rovisco Pais representa Portugal na Conferência Internacional de Bergen

28.6.2023 –

O projeto de salvaguarda e revitalização do património do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais, desenvolvido pelo Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro-Rovisco Pais, que deu origem ao único museu inteiramente dedicado à hanseníase no nosso país, foi apresentado a semana passada na Noruega, por ocasião da Conferência Internacional de Bergen sobre a Doença de Hansen.

Esta conferência, organizada pela Sasakawa Leprosy (Hansen’s Disease) Initiative e pela Universidade de Bergen, contou com a presença de cerca de 200 pessoas, provenientes de todo o mundo, incluindo médicos, especialistas em direitos humanos e em preservação do património histórico, investigadores, ONGs e organizações de pessoas afetadas pela doença.

A convite da Sasakawa Health Foundation, a Dr.ª Cristina Nogueira, curadora do Núcleo Museológico do Hospital Colónia Rovisco Pais, foi representar Portugal, integrando um workshop e um dos painéis da conferência especificamente sobre a preservação do património e da história da hanseníase. Uma das questões fulcrais do encontro dos especialistas foi perceber “como preservamos e comunicamos a história da doença e garantimos que as lições sejam aprendidas e aplicadas a esta e outras ameaças à Saúde Pública?”. Durante os trabalhos refletiu-se sobre a importância deste trabalho e o seu contributo para os desafios médicos e sociais existentes no combate à Hanseníase e à descriminação a ela associada no mundo.

O importante evento ocorreu precisamente na cidade onde há 150 anos o norueguês Dr. Armauer Hansen identificou o bacilo causador da doença, e que segundo o Diretor-Geral da Organização Mundial de Saúde, Dr. Tedros Ghebreyesus continua a ser “Uma das descobertas mais importantes da saúde global.”

photo credits: SHF