Município de Pombal e Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa assinaram protocolo de cooperação

O espaço “Café Concerto”, no Teatro Cine de Pombal, encheu para a cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre o Município de Pombal e a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP), representadas ao mais alto nível pelo Presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, e pelo Presidente da CCIFP, Carlos Vinhas Ferreira.

Largas dezenas de empresários e agentes económicos – para além dos deputados, Carlos Gonçalves, presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal–França, e Pedro Pimpão, do Presidente da Assembleia Municipal de Pombal, Narciso Mota e demais autarcas – participaram, naquilo que, como sublinhou Diogo Mateus, foi muito mais do que uma cerimónia ou assinatura de um documento, mas sim, uma oportunidade que na prática, seja um contributo decisivo para o crescimento sustentável e para a internacionalização das nossas empresas, num cenário de constante mutação e exigência.

Para Diogo Mateus, esta é uma prioridade e um compromisso assumido pelo Município de apoiar e incentivar o sector produtivo do nosso Concelho, no qual a componente de emigração e as relações por essa via criadas ao longo de décadas – desempenharão um papel fundamental.

Para Carlos Vinhas Pereira, o capital humano e as suas competências, aliadas ao capital económico, são fundamentais, bem como ao peso político que hoje a Câmara de Comércio e Indústria tem em França, mostrando-se fundamental para o desenvolvimento económico e a entrada em novos mercados, potenciando as relações entre os dois países, que em muitos casos se restringem apenas ao nível das capitais.

Pelas condições naturais e estruturais do concelho de Pombal, pelas suas acessibilidades e localização, pelo seu tecido empresarial, pela segurança, existem condições para que o intercambio económico e de pessoas seja incrementado com ganhos mútuos, não apenas com o “mercado da saudade” como objectivo, mas numa perspectiva mais ambiciosa, com o mercado Francês (mais de 60 milhos de pessoas), como universo. Nesse sentido – e como sublinhou Diogo Mateus – Pombal, através da Adilpom, estará na Feira de Nanterre (Paris), com uma mostra de produtos de Pombal. Este protocolo foi também uma oportunidade para os empresários presentes partilharem em ambiente informal a sua experiência de negócio entre os dois países.

Já no propósito de criação de oportunidades subjacente a este protocolo, no final do evento houve uma sessão de Networking, onde os agentes económicos puderam estabelecer e potenciar contactos e projectar negócios.

O protocolo agora assinado tem como objetivo a promoção e internacionalização das empresas sediadas no Concelho de Pombal junto do mercado francês, bem como a divulgação das potencialidades do Concelho de Pombal junto dos investidores franceses.