A Câmara Municipal de Pombal deliberou, na reunião do passado dia 24, abrir concurso público para aquisição de 2 viaturas equipadas com superestrutura para recolha de Resíduos Sólidos Urbanos.
O investimento, com um valor previsto de 340.000,00€, permitirá renovar a frota municipal, com viaturas com menores emissões de dióxido de carbono e gases potenciadores do efeito de estufa, mais confortáveis e seguras para motoristas e operadores e mais produtivas.
A substituição de viaturas, com mais de 20 anos, permitirá também diminuir os custos e as paragens associados às manutenções preventivas e corretivas.
De referir que, mensalmente, são recolhidas cerca 1.500 toneladas de resíduos sólidos urbanos no concelho de Pombal.
A eficiência da frota afeta aos vários serviços tem sido uma das apostas do Município, com vista à sustentabilidade energética e ambiental e ao combate às alterações climáticas.
Destaca-se também o investimento na eficiência energética dos edifícios, na melhoria da eficiência do sistema de abastecimento de água e as iniciativas de sensibilização ambiental.
Estas medidas enquadram-se no esforço de redução efetiva das emissões de carbono, em linha com o preconizado no Plano de Ação para a Sustentabilidade Energética e Climática (PASEC) do Município de Pombal.