25.10.2024 –
Mira foi distinguida com o Prémio “Viver em Igualdade” para o Biénio 2024-2025, em reconhecimento pelas boas práticas implementadas na promoção da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação. O prémio, recebido pela vereadora da Ação Social, Adriana Sousa, e pela chefe de divisão, Brigitte Capelôa, foi atribuído numa cerimónia realizada em Vila de Rei, no dia 24 de outubro.
A distinção é promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), no âmbito da sua missão de reconhecer as autarquias que, nos últimos dois anos, demonstraram um compromisso ativo na integração de políticas e práticas que concretizam os objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação (ENIND) e dos respetivos Planos de Acão.
Esta 7.ª edição distinguiu 61 autarquias de todo o país, que se destacaram como agentes de desenvolvimento, promovendo a territorialização dos objetivos de igualdade e cidadania a nível local.
O Prémio “Viver em Igualdade” distingue a estrutura e o funcionamento das autarquias na concretização de medidas e ações internas e externas, com impacto positivo no planeamento, implementação e monitorização das políticas públicas de igualdade.
O Município de Mira orgulha-se desta conquista, que reforça o seu compromisso contínuo na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, promovendo a igualdade de oportunidades e valorizando a cidadania no seu território.