17.1.2024 –
No concelho de Leiria perto de 50 mil utentes não têm médico de família, uma vez que tem sido difícil atrair profissionais para a região.
O município de Leiria é um dos mais afetados pela falta de médicos de família e por isso a câmara decidiu agora financiar a contratação de profissionais para tentar resolver o problema crónico da região.
Na Unidade de Saúde de Regueira de Pontes desde setembro que não existiam consultas por falta de médico.
Agora ao abrigo do Programa Bata Branca, os cerca de 2 mil e 400 utentes podem ter uma resposta, sendo um dos nove locais para onde o município de Leiria contratou médicos.
A Santa Casa da Misericórdia gere com a Unidade Local de Saúde, a Autarquia garante um terço do financiamento e o Ministério da Saúde, o restante. Pagam-se assim, 168 horas semanais de consultas de uma bolsa com 22 médicos.
Se me perguntassem há dois anos atrás quando fizemos o programa eleitoral se alguma vez pensaria em ajudar a contratar médicos respondia que estava longe do nosso programa” mas “os tempos mudaram muito, nós estamos numa nova realidade, e de facto tal como fomos parte ativa na resolução da pandemia temos de ser parte ativa na resolução dos problemas da saúde na atualidade”, garantiu Gonçalo Lopes presidente da Câmara de Leiria.
No concelho de Leiria perto de 50 mil utentes não têm médico de família, uma vez que tem sido difícil atrair profissionais para a região.
Ainda existe a necessidade de colmatar cerca de 600 horas de consultas semanais. O desejo é aumentar nos próximos meses, o número de médicos no Programa Bata Branca.
Ricardo Venâncio e Paulo Fajardo/SIC Notícias