O Dia Mundial do Ambiente comemora-se a 5 de junho, mas as atividades organizadas pelo Município de Cantanhede e a Inova-EM, SA para assinalar a efeméride começaram hoje. O programa da já habitual Semana do Ambiente contempla diversas iniciativas especialmente orientadas para as escolas e será dinamizada por equipas de técnicos da autarquia e da empresa municipal, sob coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil e Recursos Naturais.
Estimular a reflexão sobre temas relacionados com a importância da preservação do ambiente, sublinhar a importância dos deveres de cidadania para o desenvolvimento sustentável e proporcionar, em particular aos alunos dos diferentes níveis de ensino, a oportunidade de participarem em experiências e debates sobre os fenómenos e os problemas que afetam atualmente as condições ambientaissão os grandes objetivos das iniciativas agendadas. Por outro lado, pretende-se ainda promover o reconhecimento da responsabilidade individual e colectiva nas questões relacionadas com a preservação do ambiente, fomentar a tomada de consciência sobre a importância da salvaguarda dos recursos naturais.
No âmbito da Semana do Ambiente, técnicos do Gabinete Técnico Florestal (GTF) do Município de Cantanhede vão estar amanhã, 3 de junho (9h15/11h15), no Jardim-de-infância do Bolho, onde abordarão As Sete Leis Verdes, com enfoque em assuntos relacionados com o ambiente e a biodiversidade, a que se seguirá a leitura de um conto sobre uma cidade poluída, cuja personagem central é “A árvore que não podia respirar” e que é tratada por um médico depois de se ter impedido que fosse cortada por um lenhador. No final os alunos vão reconstituir a história a partir da construção de um puzzle representativo do seu significado.
Também sobre As Sete Leis Verdes os diapositivos e vídeos que outra equipa irá projetar, à mesma hora, para os alunos da EB1 do Bolho, ponto de partida ação para uma abordagem teórica de questões relacionadas com a poluição da terra, água e ar, a reciclagem, a economia de água e de energia, a plantação de árvores, o respeito pelos espaços florestais, os cuidados a ter com as plantas e com os animais e as energias renováveis, bem como as consequências dos incêndios florestais no meio ambiente e as causas da degradação deste recurso, entre outros aspetos.
O Aluno Amigo do Ambiente é a designação da vertente prática desta atividade e consiste na elaboração de um cartaz onde os alunos vão poder escrever frases relacionadas com as sete leis verdes e fazer pinturas e colagem de imagens alusivas ao tema. Esta ação sensibilização será reeditada nos dias seguintes, designadamente nas EB1 Fontinha (4 de junho; 9h15/11h15), Covões (6 de junho; 9h15/11h15), e Camarneira (6 de junho; 14h15/16h15).
A 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, os serviços da Inova-EM, SA vão estar disponíveis, a partir das 10h00, para acompanhar as crianças de vários níveis de ensino e grupos de cidadãos que pretendam fazer em Visitas Guiadas à Quinta de Agricultura Biológica e Viveiros Municipais, onde vão poder conhecer centros de experimentação que são exemplos de boas práticas ambientais e que têm contribuído para demonstrar as vantagens de atividades agrícolas mais amigas do ambiente. As inscrições podem ser formalizadas através do telefone 231410830.
Também na manhã desse dia, uma equipa da empresa municipal realiza, na Praça Marquês de Marialva, as habituais campanhas Gestos Simples, que consiste na oferta de uma planta em troca de 10 kg de papel ou 200 gr de pilhas, eRoleta dos Prémios,que contempla a oferta do manual “O Bom Produtor de Resíduos” às pessoas que responderam a questões sobre como proceder paracontribuir para o aumento dos resíduos destinados à reciclagem.
Finalmente, ainda em 5 de junho, equipas da Inova-EM, SA irão proceder à Plantação de Árvores na envolvente à Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, no Parque Urbano de Cantanhede e à reposição de outras em vários locais, por forma a valorizar o património botânico do município, estando ainda prevista a Colocação de Ninhos Artificiais (Praia Fluvial dos Olhos da Fervença), tendo por objetivo a preservação da biodiversidade das espécies como fator importante para manutenção dos espaços verdes.