O Município de Cantanhede acaba de contratualizar o financiamento comunitário para a requalificação da Escola Básica 2,3 Marquês de Marialva, investimento que terá uma comparticipação de 700 mil euros da União Europeia.
Apesar de se tratar de um estabelecimento de ensino que é propriedade da Administração Central e por isso da responsabilidade do Ministério da Educação, a Câmara Municipal decidiu viabilizar a realização da obra, ao elegê-la para financiamento no quadro do Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial da CIM – Região de Coimbra e aceitando assumir 50% da comparticipação nacional da responsabilidade do Governo, que assim vai pagar apenas 61.764 euros do investimento total.
De resto, o executivo camarário tem vindo a diligenciar insistentemente desde há vários anos no sentido de conseguir a requalificação da Escola Básica 2,3 Marquês de Marialva e da Escola Secundária de Cantanhede, de modo a ser criado um grande campus educativo devidamente qualificado ao nível das instalações e com todos os graus de ensino integrados, incluindo o recentemente inaugurado Centro Escolar de Cantanhede.
Até agora apenas foi possível contratualizar a comparticipação comunitária para uma intervenção na Escola Básica 2,3 Marquês de Marialva, o que aconteceu no dia 28 de setembro, em Castelo Branco, com a assinatura do respetivo contrato pelo presidente da autarquia, João Moura, e pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
O Município de Cantanhede, recorde-se, tem vindo a apostar fortemente no setor da Educação, uma aposta traduzida na valorização das infraestruturas e equipamentos dos níveis de ensino que estão na sua esfera de competências, designadamente o Pré-Escolar e o 1.º CEB. Nesse âmbito, investiu cerca de seis milhões de euros na construção dos novos Centros Escolares de Ançã, Cadima e Cantanhede, estando entretanto em fase de concurso a requalificação da EB1 Cantanhede Sul, empreitada que deverá rondar um milhão de euros.
“A autarquia quer que o concelho disponha de uma oferta qualificada em todos os graus de ensino”, afirmou publicamente o presidente da Câmara Municipal, perante o Ministro da Educação, em 13 de abril último, na inauguração do novo Centro Escolar de Cantanhede.