07.7.2024 –
A aldeia de Corgo de Baixo, em Avelãs de Cima, recebeu um exercício de simulação de incêndio rural, no âmbito do programa “Aldeia Segura Pessoas Seguras”. O programa visa proteger as pessoas que residem em áreas urbano-florestais, através da implementação e gestão de zonas de proteção e locais de refúgio nos aglomerados.
Pretende também sensibilizar as pessoas para a importância da prevenção de comportamentos de risco e para a adoção de medidas de autoproteção e de preparação face a incêndios rurais.
A apresentação e implementação do programa em Corgo de Baixo resulta de um trabalho conjunto entre o Município de Anadia e a Junta de Freguesia de Avelãs de Cima, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, através do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Aveiro, e a Universidade de Coimbra.
No simulacro realizado em Corgo de Baixo, estiveram presentes representantes do Município de Anadia, da Junta de Freguesia de Avelãs de Cima, da Associação de Apoio Florestal e Ambiental de Avelãs de Cima, dos Bombeiros Voluntários de Anadia, do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Anadia e do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Aveiro.