A Câmara Municipal de Anadia deliberou, na sua última reunião, no passado dia 9 de setembro, atribuir uma verba de 30 mil euros à Comissão Vitivinícola da Bairrada, destinada a colaborar nas despesas da organização do certame “Aqui na Bairrada – Beber e Saborear” 2019 que vai decorrer, nos dias 14 e 15 de Setembro, no Pavilhão de Desportos de Anadia.
O apoio camarário tem em conta o impacto que este certame representa para a dinâmica da economia no concelho, revelando-se como um local de excelência para a divulgação turística do Município e da Região e, sobretudo, para a promoção dos seus produtores de vinho.
O “Aqui na Bairrada – Beber e Saborear”, maior mostra de espumantes, vinhos e sabores da região, abre portas este sábado, pelas 15h00, com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que presidirá à sessão de inauguração.
O certame mantém o formato de outros anos, com a feira de vinhos e sabores, complementada por provas de vinhos comentadas: no sábado, com brancos e tintos sob o mote “Bairrada: 40 anos de demarcação” e, no domingo, espumantes em “Bairrada: mais de um século de tradição”. Ambas são orientadas pelo conceituado crítico de vinhos Luís Ramos Lopes, no Museu do Vinho Bairrada, pelas 18h00.
A entrada do evento é livre, mas quem quiser provar os cerca de 300 néctares dos 32 produtores presentes terá que adquirir o copo oficial da Bairrada que tem um custo de três euros. No que toca aos sabores, estarão presentes 12 expositores.
A organização está a cargo da Comissão Vitivinícola da Bairrada e da Rota da Bairrada com o apoio do Município de Anadia, da entidade de Turismo do Centro de Portugal e do Instituto da Vinha e do Vinho.
PROGRAMA
Sábado, dia 14 de setembro
15h00 – Abertura
16h30 – Entrega de prémios do ‘Concurso de Espumantes e Vinhos Bairrada 2019’
18h00 – Prova de brancos e tintos, comentada por Luís Ramos Lopes – Bairrada: 40 anos de demarcação.
21h00 – Encerramento
Domingo, dia 15 de setembro
15h00 – Abertura
18h00 – Prova de espumantes, comentada por Luís Ramos Lopes – Bairrada: mais de um século de tradição.
21h00 – Encerramento