Município celebrou o 25.º aniversário do Mercado Municipal da Praia de Mira

20.9.2024 –

Mira celebrou, no passado dia 18 de setembro de 2024, o 25.º Aniversário do Mercado Municipal da Praia de Mira, com um programa que envolveu a comunidade local e proporcionou momentos de aprendizagem e cultura.

Durante a manhã, o projeto “A Comer é Que a Gente se Entende!”, uma iniciativa promovida pela ADELO em parceria com a Câmara Municipal de Mira, reuniu cerca de 120 crianças das escolas da freguesia da Praia de Mira, que participaram no showcooking “Na nossa cozinha não desperdiçamos!” e aprenderam sobre a Dieta Mediterrânica, Alimentação Sustentável e o Combate ao Desperdício Alimentar.

A atividade incluiu ainda o “Bingo do Mercado Local”, que permitiu aos mais novos conhecer os vendedores e os seus produtos, promovendo o contacto direto com o comércio local e incentivando hábitos de consumo sustentáveis.
À noite, o Mercado transformou-se para receber uma Noite de Fados. A fadista Mariana Oliveira, acompanhada por Tomás Pauseiro na guitarra e Ni Ferreirinha na viola, proporcionaram aos presentes um espetáculo cultural que celebrou a tradição do fado português.

O Presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, sublinhou a importância da celebração do 25.º aniversário do Mercado Municipal da Praia de Mira. “Hoje não celebramos apenas a existência deste espaço, mas também todos aqueles que, ao longo dos anos, desempenharam um papel crucial para o seu desenvolvimento.” Artur Fresco agradeceu a todos os envolvidos na criação, desenvolvimento e dinamização do mercado, bem como a todos os vendedores que contribuíram para o seu sucesso ao longo destes 25 anos. “A recente remodelação do mercado reflete o esforço e a visão coletiva de todos que, ao longo das ultimas décadas, ajudaram a transformar este espaço no que é hoje.”

Com a remodelação recente, o Mercado da Praia de Mira tornou-se um espaço polivalente, com capacidade para atrair outras atividades que complementem e sirvam de âncora, não apenas à própria unidade comercial e aos estabelecimentos de comércio e serviços envolventes, mas também à estratégia de desenvolvimento socioeconómico e cultural do concelho.

O Município de Mira reafirma o seu “compromisso em continuar a dinamizar o Mercado, mantendo-o como um espaço central de atividade comercial e cultural para o concelho”.