A Câmara Municipal da Mealhada e a Junta de Freguesia da Vacariça vão assinalar os 500 anos da entrega do Foral de Vacariça e Mealhada no próximo dia 5 de Outubro, com uma encenação histórica que transportará o povo ao séc. XVI.
A efeméride será assinalada, num primeiro momento, no salão nobre dos Paços do Município, com a leitura do Foral emitido por d. Manuel I, seguindo-se depois para a Vacariça onde decorrerá a encenação da entrega do documento.
Depois do almoço aberto à população, será feito o “anúncio da chegada da comitiva régia que aqui se apresta para outorgar, em mãos do conselho de homens bons da vila e seu alcaide, o mui novo foral à vila de Mealhada”. A partir daqui, o povo “a gente do burgo, senhoriais, plebeus e arraia-miúda”, todos os convocados por D. Manuel I, pela mão do escrivão da alfândega da vila de Aveiro, assistirão ao cortejo para receber a régia comitiva de Sua Alteza Real e, posteriormente, a aceitação e proclamação do Foral.
Toda esta cerimónia será feita num ambiente que remete ao século XVI, com os cavaleiros e escudeiros, os feirantes, os músicos, os artistas circenses e espetáculos de Cetraria a recriarem um cenário de época.
Foi em 1514 que D. Manuel, Rei de Portugal e dos Algarves, atribuiu o Foral de Vacariça e Mealhada, mas o documento só foi entregue dois anos depois, a 5 de Outubro de 1516.
Programa
11h30 | Saída da Vacariça para a Mealhada
12h00 | Leitura do Foral na Mealhada l Paços do Município
13h00 | Chegada à Vacariça
l Almoço aberto à população
15h00 | Recriação da Entrega do Foral
Anúncio da chegada da comitiva régia
Milícia de homens de armas nos seus melhores trajes
Cortejo para receber a régia comitiva de Sua Alteza Real, D. Manuel I
17h00 | Aceitação e proclamação do Foral
I Salva de columbrinas.
I Entrega, por parte do emissário régio Fernão de Pina, nas mãos do alcaide da vila, da cópia do Foral. Leitura pública dos aspetos mais importantes do foral.
17h30 | Salva de columbrinas e encerramento dos festejos