O jamaicano Usain Bolt tornou-se este domingo em Pequim o atleta com mais medalhas de ouro na história dos Mundiais, após a vitória nos 100 metros, somando nove títulos de campeão.
Bolt, de 29 anos e que já conquistou 11 medalhas em mundiais, pode ainda aumentar a contagem em Pequim, onde vai participar na prova dos 200 metros e dos 4x100m estafetas.
Com a conquista de hoje, Bolt superou o norte-americano Carl Lewis, com o qual estava empatado, tanto em número de medalhas, como de vitórias.
No entanto, a ‘estrela’ jamaicana tinha duas medalhas de prata, enquanto Carl Lewis tinha uma de prata e uma de bronze, o que dava uma vantagem oficial a Bolt.
Michael Johnson, grande figura dos 200 e 400 metros na década de 1990, também conquistou o metal mais desejado por oito vezes, mas não conseguiu nenhuma medalha de prata e de bronze.
Bolt, que já subiu também por seis vezes ao lugar mais alto do pódio em Jogos Olímpicos, podia ainda ter mais uma medalha, não fosse a desqualificação por falsa partida nos Mundiais de 2011, em Daegu, na Coreia do Sul, na final dos 100 metros, vencida na altura pelo compatriota Yohan Blake.
Fonte: Lusa