Luísa Maia Gonçalves vai dirigir o Serviço Estrangeiros e Fronteiras.
O director nacional do Serviço Estrangeiros e Fronteiras (SEF), António Beça Pereira, vai deixar o cargo. Beça Pereira será substituído por Luísa Maia Gonçalves. É a primeira vez que uma mulher vai ocupar o mais alto cargo no SEF.
A mudança acontece a cinco dias do mandato do juiz desembargador completar o primeiro aniversário da posse.
António Beça Pereira tinha sido escolhido pela então ministra da Administração Interna Anabela Rodrigues para resolver o vazio criado pela demissão de Jarmela Palos, o anterior director, que se viu envolvido na investigação aos vistos “gold”.
Com a mudança de Governo, Beça Pereira manifestou vontade de deixar o cargo e a nova ministra, Constança Urbano de Sousa, não só aceitou a exoneração, como já tem uma substituta.
Luísa Maia Gonçalves é considerada uma mulher da casa, uma inspectora coordenadora superiora do SEF, para onde entrou em 1990 – precisamente para o primeiro curso de inspectores do SEF. Era até agora responsável pelo gabinete de Relações Internacionais e cooperação do SEF.
A carreira foi feita de diversas funções internas, a mais relevante das quais directora da pesquisa, análise e informações, mas também representou Portugal e o SEF em diversos organismos internacionais e grupos de trabalho, como as Nações Unidas e o Conselho da Europa.
O currículo inclui ainda uma passagem por um governo quando, em 2009, foi adjunta do secretário de Estado dos Assuntos Europeus Pedro Lourtie, num executivo liderado por José Sócrates.
Fonte: rr.sapo.pt