MOTONÁUTICA: Comunicado Oficial da Câmara Municipal de Mira

03.10.2024 –

Pode ler, abaixo e na íntegra, o Comunicado da Câmara Municipal de Mira enviado à redação:

Em resposta às acusações apresentadas pelo Partido Socialista de Mira, sobre um alegado “escândalo com a Motonáutica” e a relação institucional entre o Município de Mira e a Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM), a Câmara Municipal de Mira vem, por este meio, esclarecer os seguintes pontos:

 

  1. Acusações de mentiras na Assembleia Municipal: A Câmara Municipal de Mira reafirma que todas as comunicações relativas ao Campeonato Europeu de Aquabike foram realizadas com total transparência, tanto para a população como para os parceiros envolvidos. Não houve qualquer mentira ou tentativa de enganar a população na Assembleia Municipal de 30 de setembro, tal como sugerido. O executivo tem agido com integridade ao longo de todo o processo e qualquer afirmação em contrário é uma deturpação dos factos.

  1. Esclarecimento sobre as declarações atribuídas ao Vereador Bruno Alcaide: o Sr. Vereador Bruno Alcaide terá utilizado uma expressão menos própria, numa troca de mensagens com o Sr. Paulo Ferreira, Presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM). Reconhecendo o uso de linguagem pouco apropriada, realizou, por escrito, um pedido de desculpas, que foram aceites, tal como se pode ler no Comunicado de Imprensa emitido hoje pela FPM, sanando assim este assunto definitivamente.

 

  1. Preservação do bom nome de Mira: O Campeonato Europeu de Aquabike, assim como, o Portugal ‘O’ Meeting, os Campeonatos Nacionais e Internacionais de Corta-mato, os Campeonatos Internacionais de Columbofilia, o Mini Meeting Ibérico, entre outros eventos, trouxeram reconhecimento e prestígio ao concelho de Mira, afirmando-o como um destino de excelência para o turismo e para a prática desportiva. A Câmara Municipal continuará a promover eventos de qualidade, sempre com o objetivo de fortalecer e elevar a imagem de Mira a nível nacional e internacional. Tentativas de criar narrativas divisórias ou falsas, apenas prejudicam o bom nome do concelho e os seus cidadãos.

  1. Relação com a Federação Portuguesa de Motonáutica: A Câmara Municipal de Mira tem trabalhado de forma respeitosa e construtiva com a Federação Portuguesa de Motonáutica, bem como com outros parceiros envolvidos na organização deste evento. Saudamos os sucessos criados em parceria com a FPM. Lamentamos que haja tentativas externas de criar um clima de hostilidade que não reflete a verdade nem o esforço colaborativo que tem sido desenvolvido ao longo dos anos. Neste momento, já estamos a trabalhar em provas futuras para realizar no nosso território.

O executivo municipal rejeita categoricamente as alegações feitas pelo Partido Socialista de Mira, que carecem de fundamento e visam desviar o foco dos verdadeiros benefícios trazidos pelo Campeonato Europeu de Aquabike ao concelho. Continuaremos a trabalhar com transparência e responsabilidade, em prol dos interesses da população e do desenvolvimento de Mira.

O Executivo Municipal”