O ator e argumentista Tozé Martinho morreu hoje, os 72 anos, no Hospital de Cascais, disse à Lusa fonte da família.
O ator e argumentista António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos, confirmou fonte da família à TVI e à Agência Lusa
Avança a a SIC que Tozé Martinho foi levado este domingo para o Hospital de Cascais, depois de se ter sentido mal, onde acabou por morrer. Segundo a Lusa, e de acordo com fonte da família, o ator e argumentista morreu devido a uma paragem cardiorrespiratória.
Tozé Martinho, que nasceu em Lisboa em dezembro de 1947, era filho da também atriz Maria Teresa Ramalho (mais conhecida por Tareka) e do médico António Martinho. Era irmão da escritora Ana Maria Magalhães (conhecida pela dupla com Ana Isabel Alçada na coleção infanto-juvenil Uma Aventura) e de Manuel Maria Martinho.
A estreia nos ecrãs dos portugueses foi feita no programa “A Visita da Cornélia”, aos 30 anos, em contracena com a mãe, Tareka.
A sua carreira profissional como ator começou em “Vila Faia”, no ano de 1982.
Como guionista foi autor de “Roseira Brava” (1995), “Vidas de Sal” (1996), “A Grande Aposta (1997)”, “Todo o Tempo do Mundo” (1999), “Olhos de Água” (2001), “Amanhecer” (2002), “Dei-te Quase Tudo” (2005), “A Outra” (2008) – títulos em que também participou como ator.
Tozé Martinho é também autor dos livros “Coisas do Dinheiro” e “Dá-me Apenas Um Beijo”.
Lusa