Morreu o Papa do sorriso fácil

21.04.2025 –

O Vaticano anunciou esta segunda-feira o falecimento do papa Francisco, aos 88 anos. O óbito aconteceu às 07:35 horas de Roma (menos uma hora em Portugal Continental)

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, tinha 88 anos e era o Sumo Pontífice da Igreja Católica desde março de 2013, onde deixou uma marca indelevel de simplicidade e proximidade com os que mais sofrem.
Nascido no bairro de Flores de Buenos Aires, na Argentina, a 17 de dezembro de 1936, Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro papa do continente americano, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro chefe da Igreja Católica não europeu desde há mais de 1.200 anos e também o primeiro jesuíta a assumir as funções no Vaticano. Entre as estreias em Roma, foi também o primeiro papa com o nome Francisco, em referência a São Francisco de Assis, simbolizando humildade e compromisso com os pobres.
Jorge Bergoglio foi eleito pelo Conclave a 13 de Maio de 2013, quando muito poucos esperariam que isso pudesse acontecer. Desde então, tratou de construir um papado marcado por inúmeras mudanças dentro da própria Igreja, o que causou alguns anticorpos mas que, nem assim, o impediram de continuar o que havia se proposto fazer.

Padre Jorge Germano: “Francisco deixou-nos uma Igreja mais consciente”

Jornal Mira Online conversou com o Padre Jorge Germano, da Paróquia de Mira a fim de que dissesse algo, em nome próprio, sobre a morte do Papa e a importância que ele teve na refundação da Igreja Católica.

Para ele, este foi “um pontificado extremamente importante para a Igreja de todos nós”. “Deixou-nos uma Igreja , mais aberta, mais atenta e consciente para com os desfavorecidos”.

O Pároco realçou a “força inabalável que Francisco mostrou-nos, todos os dias” e sublinhou “a surpresa da presença de Francisco junto dos fiéis, no dia de Páscoa, como quem se despedia de todos, ao mesmo tempo em que demonstou, com tal gesto, que a vida não é uma coisa vã!”

(NOTÍCIA EM ATUALIZAÇÃO)

 

Jornal Mira Online com referências RTP