O escritor futurista norte-americano, autor de livros como a “Terceira Vaga” que inspiraram líderes mundiais, morreu em sua casa em Los Angeles, aos 87 anos.
Segundo um comunicado da Toffler Associates, o autor morreu segunda-feira. Não foi dada informação sobre a causa do óbito.
No seu livro mais famoso, “O Choque do Futuro”, publicado em 1970, Alvin Toffler falou sobre as mudanças sociais esperadas para o mundo.
Durante a sua carreira, previu corretamente vários desenvolvimentos económicos e tecnológicos, incluindo a clonagem, o casamento homossexual e a aceleração na transmissão de informação.
“Muitas daquelas previsões foram confirmadas e a tese central do seu trabalho, que uma nova economia baseada no conhecimento substituiria a era industrial, provou estar correta”, escreve, no comunicado, a sua empresa de consultadoria.
Publicado em 50 países, o “O Choque do Futuro” vendeu 15 milhões de exemplares.
Em Portugal, o autor é mais conhecido pela “Terceira Vaga”. Na contracapa, o livro é apresentado assim:
“Uma obra explosiva que altera dramaticamente a maneira como cada qual se vê a si próprio e analisa o mundo que o rodeia. Antevê a economia do mundo do futuro e o sentido de personalidade individual e familiar numa sociedade pós-nuclear, assim como as atitudes sexuais dos humanos vindouros, as suas preferências no campo da política, do trabalho e dos lazeres. A Terceira Vaga é pois uma antecipação iluminada do amanhã”.
Fonte: Lusa