A atriz estava internada no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa. Tinha 67 anos.
A atriz portuguesa Guida Maria morreu esta terça-feira, 2 de Janeiro, aos 67 anos vítima de cancro, revelou à Lusa o encenador António Pires. “A atriz faleceu hoje de manhã, tranquilamente durante o sono, após ter sido vítima de doença prolongada”, referiu o encenador.
Segundo a TV7 Dias, a atriz lutava contra um cancro no pâncreas há vários meses.
O velório realiza-se esta terça-feira, a partir da 19h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa, e o funeral tem lugar na quarta-feira, às 15h00, para o Cemitério dos Prazeres, também na capital.
Nascida em Lisboa, em 1950, Guida Maria fez cinema, ficção em televisão, mas sobretudo teatro, tendo participado em cerca de 40 peças, entre as quais “A mãe”, “Auto da geração humana”, “A casa de Bernarda Alba” e, possivelmente, uma das mais conhecidas da carreira, “Os Monólogos da Vagina”.
Guida Maria estreou-se no teatro com apenas sete anos, em 1957, com a peça “Fogo de Vista”, de Ramada Curto. Depois de algumas experiências durante a juventude, a atriz foi estudar para a Escola de Teatro do Conservatório Nacional, terminando a sua formação na American Academy of Dramatic Arts de Nova Iorque.
No teatro, o seu primeiro grande sucesso foi com a peça “O Milagre de Anne Sullivan” (1962), encenada por Luís Sttau Monteiro.
Mag