07.4.2024 –
Nas palavras da presidente da Câmara de Copenhaga, “para que Christiania exista, o tráfico de droga e os confrontos têm de acabar”. Os residentes tomaram a iniciativa.
Os residentes do famoso bairro Christiania, em Copenhaga, começaram a limpar a Pusher Street, rua central da cidade conhecida pelo tráfico de droga.
A rua é sobretudo um mercado de canábis, mas nela pode-se encontrar todo o tipo de droga. Ultimamente, este local tem sido ensombrado por numerosos tiroteios mortais e confrontos entre grupos de traficantes.
A polícia tem intervido, chegando até a fechar a Pusher Street regularmente, mas sem sucesso até agora. Por essa razão, os habitantes locais decidiram limpar completamente a rua e pôr fim à violência dos gangues.
A Cidade Livre de Christiania foi criada em 1971. Tornou-se conhecida pela legalização da venda e consumo de drogas, além de ser um bairro ligado às artes, com uma grande comunidade hippie e onde não se pagavam impostos.
“A rua Pusher tem de morrer para que Christiania possa viver”, declarou a presidente da Câmara de Copenhaga, Sophie Hæstorp Andersen, aos meios de comunicação social.
A intenção é boa, contudo outras mobilizações semelhantes em 2016 e 2019 demonstraram que, infelizmente, Christiania volta sempre ao mesmo estado.
Euronews