Montemor-o-Velho inova com 1ª Semana da Proteção Civil

Crianças, pedagogia, assinatura de protocolos, novos equipamentos, novos projetos, novas plataformas. É desta forma que, durante uma semana, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho celebra o Dia Mundial da Proteção Civil (1 Março). A 1ª Semana da Proteção Civil, levada a cabo pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) começa no dia 1 e prolonga-se até ao dia 6 de março.

A iniciativa, inédita no concelho, pretende dar a conhecer às entidades, à população e ao público escolar, a atividade que o SMPC e os restantes agentes de proteção civil têm vindo a desenvolver nos últimos anos. Para além disto, o SMPC pretende, com esta iniciativa, disponibilizar aos munícipes informações que fomentem a adoção de boas práticas e diminuam os habituais comportamentos de risco.

Assim, e de forma a tornar a ação num evento multidisciplinar e o mais abrangente possível, cada um dos dias do evento vai dar destaque a uma tipologia de risco.

No domingo, dia 1, a 1ª Semana da Proteção Civil começa com os atos protocolares, que assinalam o Dia Mundial da Proteção Civil. Sendo dedicado exclusivamente ao SMPC, vão ser apresentadas as medidas de vanguarda que estão a ser levadas a cabo pela Câmara Municipal, nomeadamente a aquisição de uma plataforma inovadora em Sistema de Informação Geográfica, capaz de auxiliar a gestão de situações de Proteção Civil associados aos diferentes processos que se manifestam no território.

No dia 2, segunda-feira, a temática vai incidir sobre os Incêndios Florestais, seguindo-se, no dia 3, terça-feira, Inundações/Cheias, no dia 4, quarta-feira, Saúde, no dia 5, quinta-feira, Riscos Urbanos, terminando no dia 6, sexta-feira, com a temática relacionada com os Acidentes Rodoviários.

Seguindo o tema “A Proteção Civil e a Educação para o Risco”, lançado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o SMPC definiu como público-alvo do evento os alunos dos jardins-de-infância, escolas básicas, escolas secundárias, escolas profissionais e população em geral.

Com um vasto programa comemorativo, e que vai chegar a cerca de 1200 crianças, a I Semana da Proteção Civil do Município de Montemor-o-Velho vai proporcionar uma exposição na Galeria Municipal e uma exposição de meios na Praça da República, elucidando sobre as atividades das entidades envolvidas na ação.

Recorde-se que 1ª Semana da Proteção Civil do Município de Montemor-o-Velho tem a participação das seguintes entidades: Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), Guarda Nacional Republicana (GNR), Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Sapadores Florestais, EDP, REN, Bombeiros Voluntários Montemor-o-Velho, Unidade Local de Saúde, Delegação da Carapinheira da Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Pereira da Cruz Vermelha Portuguesa, Automóvel Clube Portugal (ACP), Estradas de Portugal e Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Salienta-se ainda que durante a semana e numa colaboração entre a Câmara Municipal e a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, SA, a Casa do Ambiente também vai estar na Praça da República, sensibilizando especialmente a população escolar para a necessidade da reciclagem e da diminuição da produção de resíduos sólidos urbanos.

Ainda integrado nas atividades da I Semana da Proteção Civil do Município de Montemor-o-Velho, decorrerá, no dia 3 de março pelas 11hh30m, a conferência sobre Riscos de Inundações/cheias, que culminará com a assinatura do protocolo de investigação em monitorização Ambiental e de Proteção Civil, entre as três entidades participantes: Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Universidade de Coimbra e a empresa Primelayer.

Sinopse do protocolo a assinar:

Baseado na especificidade da bacia do Baixo-Mondego, pretende-se realizar estudos metodológicos que, baseados em monitorização ambiental, permitam uma modelação para projeções climáticas e ambientais de elevada previsibilidade local. Os resultados da investigação permitirão aos agentes de proteção civil emitir alertas em tempo real à população e outros intervenientes na tomada de decisão, bem como, numa segunda fase, desenvolver uma componente de apoio à agricultura local e/ou regional.

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho disponibilizará as infraestruturas físicas para a realização dos estudos, rede de contactos e a proximidade ao território.

A Universidade de Coimbra, pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar (III-UC), desenvolverá as metodologias de investigação e desenvolvimento, bem como estabelece uma equipa multidisciplinar adequada ao desenvolvimento do projeto. Esta componente do projeto ficará sob a coordenação do Doutor Pedro Jorge Caridade.

A Primelayer Technologies desenvolverá metodologias de sistemas de informação geográfica correlacionando as diferentes variáveis dos problemas em estudo. Encarregar-se-á ainda da articulação com as diferentes entidades envolvidas. A componente empresarial ficará sob a coordenação do Dr. Paulo Caridade, CEO da empresa.

Será também entregue o material em falta ao Corpo dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho. Estes equipamentos, adquiridos no âmbito de uma candidatura apresentada pela CIM RC – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra ao cofinanciamento do Fundo de Coesão no âmbito do Domínio de Intervenção Prevenção e Gestão de Riscos do Eixo II do POVT, têm como objetivo contribuir para o reforço dos equipamentos de proteção individual para combate a incêndios em espaços naturais do corpo de Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho.

Atividades dia 1 de Março – Comemoração do Dia Mundial da Proteção Civil

Local: Salão Nobre – Paços do Concelho

15h00 – Receção das entidades

15h30 – Sessão de Abertura – Apresentação da Semana da Proteção Civil

16h00 – Apresentação do Guia Municipal para a Adoção de Boas Práticas, que fomenta a adoção de boas práticas por parte dos munícipes, prevenindo e atenuando os riscos existentes com o objectivo de promover a segurança de todos os cidadãos

16h30 – Apresentação da Plataforma RISE – Remote Intelligent Sensor for Environment.

16h40 – Apresentação do desenvolvimento de uma aplicação para a georreferenciação de Acidentes Rodoviários

17h00 – Apresentação da arquitetura do projeto – iBS intelligent Body Shield Dispositivo a utilizar pelos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho

17h30 – Encerramento da Sessão

Local: Galeria Municipal Junto aos Paços do Concelho

18h00 – Abertura da Exposição do SMPC Serviço Municipal de Proteção Civil

3 de Março – Integrado na Semana da Proteção Civil

Local: Salão Nobre – Paços do Concelho

11h00 – Receção das entidades

11h30 – Sessão de Abertura – Risco de Inundações – integrado na Semana da Proteção Civil

11h45 – Plataforma RISE – Remote Intelligent Sensor for Environment – Modelos preditivos

12h00 – Assinatura do Protocolo Universidade de Coimbra, PRIMELAYER e Câmara Municipal

12h15 – Entrega do Material CIM Região de Coimbra, Câmara Municipal e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho)