Estão a decorrer no Centro de Saúde de Mira, ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher.
Na parte da manhã o tema abordado foi a Violência Doméstica, tema este (infelizmente) que faz parte do dia-a-dia da sociedade em que estamos inseridos.
Desta forma, aconteceram duas pequenas encenações sobre o assunto para além de uma pequena palestra da psicóloga Nélia Carapeto e outra efetuada pelo cabo Geria (chefe dos “Programas Especiais) da GNR de Cantanhede, que veio acompanhado do Cabo Silva, também daquela unidade.
Enquanto a psicóloga Nélia abordou as consequências dos mau tratos, a GNR deu conta da parte legal de como se combate este flagelo social, tocando em temas sensíveis que fazem parte do Estatuto da Vítima.
Pelas 14:30 horas terão início as atividades que faltam: uma palestra que dará conta da Prevenção do Cancro da Mama e do Colo do Útero e, finalmente, uma Aula de Pilates.
Esta é a primeira ação “visível” desde que o Centro de Saúde de Mira mudou a sua orgânica sendo, agora, duas unidades: a UCSP – Unidade de Cuidados de Saúde Pessoais e a UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade, esta, voltada para o trabalho no exterior.
Em conjunto com a GNR de Cantanhede e alunos do 3ª ano da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e a URAP – Unidade de Recursos Partilhados (que reúne vários Centros de Saúde), esta “nova mecânica” do Centro de Saúde foi “colocada à prova”, tendo já preparadas novas ideias que serão lançadas no seu devido e tempo e serão divulgadas pelo Jornal Mira Online e pela Rádio Mira Online.