A Biblioteca Municipal de Mira comemorará, numa iniciativa conjunta, o 43º aniversário do 25 de abril de 1974 e o Dia Mundial do Livro. A sessão “Recital de Poesia ao Serviço da Liberdade” decorrerá no dia 24 de abril, pelas 21.00 horas, estendendo-se até à madrugada de 25 de abril.
Neste recital da palavra haverá lugar para a leitura de poemas, interpretação de canções de Abril e debate sobre questões históricas e ideológicas de Portugal. Serão abordados alguns pontos especiais, nomeadamente, a Repressão e a Censura, o Medo e a Guerra, a Liberdade e a Esperança, Portugal no século XXI.
O “Recital de Poesia ao Serviço da Liberdade” contará com a participação dos “Amigos das Palavras – Grupo de Promoção da Leitura da Biblioteca Municipal de Mira”.
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Este ano associa-se às comemorações dos 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal, que, na Biblioteca Municipal de Mira, decorrerá no dia 1 de julho, pelas 15.00 horas.
No entanto e dada a proximidade de datas, a comemoração do Dia Mundial do Livro será, nesta primeira fase, conjunta com a do 43º aniversário do 25 de Abril de 1974.
A nível mundial a data de comemoração do Dia Mundial do Livro foi escolhida com base na tradição catalã, segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro.
Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em abril de 1616.