Foi, pelo segundo ano consecutivo, atribuída a Bandeira Verde ao Município de Mira pelo programa ECOXXI da ABAE. Este programa é já uma referência internacional no domínio das políticas e ações de educação para o desenvolvimento sustentável.
Mira obteve uma avaliação ECOXXI de 73,2% (mais 4,4% que no ano anterior), conseguindo um índice ECOXXI considerado de “muito bom”. Obteve um honroso 16º lugar, entre os 54 municípios portugueses que este ano ultrapassaram a classificação de 50% e conseguiram a Bandeira Verde.
Mira obteve “excelente” (superior a 80%) nos indicadores ECOXXI: “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”; “Ordenamento do Território, Espaços Públicos e Planeamento e Requalificação Urbana” e ultrapassando os 90% nos indicadores: “Transparência, Digitalização e Conectividade”; “Gestão e Conservação das Florestas”; “Alterações Climáticas” e “Medidas de Sustentabilidade em Contexto de Pandemia”. Mira foi ainda distinta, junto com outros 10 municípios, que obtiveram a maior taxa de participação e resultados nos seus “Eco Funcionários”. As áreas onde o município necessita de promover e desenvolver mais e melhores ações de sustentabilidade são: “Saúde e Bem-Estar”; “Conservação da Natureza – Biodiversidade e Geodiversidade”; “Qualidade do Ambiente Sonoro”; “Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal” e “Mobilidade Sustentável”.