No próximo fim de semana, dia 28 e 29 de Novembro vai decorrer na Casa do Povo de Mira mais uma atividade organizada pela União Músicos de Mira,
MASTERCLASS DE CANTO e SEMINÁRIO SOBRE A VOZ orientada pela PROFESSORA FILIPA LÃ (única professora de canto portuguesa a receber o Prémio Van Lawrence nos EUA).
Este evento terá início no sábado, dia 28 de Novembro pelas 10:00h com o SEMINÁRIO SOBRE A VOZ.
Este SEMINÁRIO terá como objetivo:
- Conhecer a anatomia e fisiologia do aparelho vocal enquadrada numa perspetiva de performance vocal do profissional da voz;
- Identificar os processos aerodinâmicos e acústicos relacionados com a voz enquanto instrumento musical;
- Adquirir estratégias para a otimização vocal performativa através da prática de diferentes tipos de exercícios vocais e ferramentas de prática e ensino deste instrumento.
Destinatários:
Alunos de canto; Professores de Canto; Coralistas; Maestros de coro; Terapeutas da Fala; Enfermeiros; Médicos; Professores de diferentes níveis de ensino geral e a todos os interessados pela otimização da sua saúde vocal.
O SEMINÁRIO terá a duração de 3 horas.
A MASTERCLASS DE CANTO vai iniciar às 14:30h do dia 28 de Novembro (sábado) e tem como objetivo:
A construção de estratégias de otimização da performance vocal do cantor, nomeadamente no que diz respeito à exploração de ferramentas que promovam autonomia na prática vocal diária. O objetivo final é recorrer a essas ferramentas aquando da preparação para a performance, de forma a que o cantor possa otimizar os recursos expressivos que é detentor e preencher as suas expetativas interpretativas e de comunicação em palco.
PROGRAMA:
SÁBADO, 28 de NOVEMBRO
09:30h – Receção e apresentação na MASTERCLASS/SEMINÁRIO
10:00h – Seminário sobre a VOZ
13:00h – Almoço
14:30h – MASTERCLASS
18:30h – Final
DOMINGO, 29 de NOVEMBRO
09:30h – MASTERCLASS
13:00h – Almoço
14:30h – MASTERCLASS
18:30h – Sessão de esclarecimento de dúvidas
19:00h – Entrega de diplomas
Filipa M.B. Lã, soprano (PhD, MMus, BSci)
Filipa Lã tem-se apresentado em vários recitais de canto e piano em Portugal, Inglaterra, Irlanda, Espanha, Brasil, Croácia, República Checa e Austrália, interpretando um vasto leque de repertório que vai desde a música antiga até à música contemporânea. Em oratória destacam-se as interpretações de Stabat Mater de Pergolesi, Stabat Mater de António Caldara e Magnificat de António Caldara. Trabalhou com o Diretor Artístico de Música Barroca, Andrew Lawrence-King e sobre a sua direção foi solista nas Cantatas Cantate Domino de Montverdi, e Es steh Gott auf de Schütz (…”outstanding young singer”…Sheffield Telegraph). Na ópera destacou-se na interpretação dos papéis de Isabel, da ópera “A Floresta”, de Eurico Carrapatoso e de Vénus e Terpsicore na Ópera La Púrpura de la Rosa de Tomás de Torrejon y Velasco (…”Filipa Lã as Vénus/Terpsicore was suitable coy and majestic by turns”…Galway Advertiser).
Doutorada em Música, Ramo Performance (Canto) pela Universidade de Sheffield, Reino Unido e Licenciada em Ensino da Biologia pela Universidade de Coimbra, foi responsável pela criação dos cursos de Musician’s Health, London Institute of Education (2007), Pós-Graduação em Voz Profissional, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2008) e o módulo de Voz Cantada no Mestrado em Fonética e Fonologia do Consejo Superior de Investigaciones Científicas de Madrid, Espanha (2008). É regularmente convidada a lecionar no Department of Speech, Music and Hearing, KTH, Estocolmo (Suécia), Hochschule für Musik Carl Maria von Weber, Dresden (Alemanha), Consejo Superior de Investigaciones Científicas, CSIC, Madrid (Espanha) e Steinhardt School of Culture, Education, and Human Development, New York University, New York (EUA). É ainda convidada a dar formação contínua e avançada para músicos (particularmente cantores e professores de canto), em países como Alemanha, Croácia, Finlândia, Portugal, Suécia e Reino Unido.
De entre as suas publicações científicas mais recentes, distinguem-se o capítulo do livro Advanced Musical Performance: Investigations in Higher Education Learning – Learning to be a professional singer e os artigos científicos em revistas como Journal of Voice, Logopedics Phoniatrics Vocology, Medical Problems of Performing Artists e Journal of Speech, Language and Hearing Research.
É editora associada da revista científica Logopedics Phoniatrics Vocology, membro permanente da Advisory Board of Pan-European Voice Conference (PEVOC) e International Voice Symposium, New York University (NYU). Desde 2005, foram-lhe atribuídos vários prémios: Society for Education, Music and Psychology Research, Portugal (2005); European Society for the Cognitive Sciences of Music, Estónia (2007); The Voice Foundation, EUA (2011); Prémio de Internacionalização de Investigação Científica Santander Totta, FCSH-UNL, Portugal (2013); Croatian Choral Directors Association and International Choral Institute, Croácia (2014); e mais recentemente Van Lawrence Award, atribuído em conjunto pel Voice Foundation e National Association of Teachers of Singing (NATS), EUA (2015).
É desde 2008 Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, onde leciona Canto, Pedagogia Vocal, Música e Medicina e Psicologia da Música. Enquanto investigadora integra o Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, sediado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.