Mira recebe Ciclo de oficinas ” Economia Criativa na Região de Coimbra”

29.6.2023 –

Na próxima sexta feira, dia 30 de junho, pelas 21h00, o auditório do Mira Center recebe o workshop ” Economia Criativa na Região de Coimbra”.

O JACC – Jazz ao Centro Clube e o MATE, em parceria com a Comunidade Intermunicipal de Coimbra (CIM RC), vão percorrer a região com o “Ciclo de Workshops – Economia Criativa na Região de Coimbra”, um programa de sensibilização e interação dos agentes dos setores artístico, cultural e criativo da região de Coimbra, visando o fortalecimento e promoção da importância da Economia Criativa para o desenvolvimento sustentável da região.

Com o seu foco nas potencialidades da Região de Coimbra, esta sessão tem como objetivo proporcionar uma oportunidade de acesso a perspetivas, experiências e informações importantes, que apoiam o desenvolvimento da Economia Criativa a nível local, nacional e internacional.

Resumo da sessão:

:: Boas vindas e apresentação do programa
:: Economia Criativa // Indústrias Culturais e Criativas // Tridente Criativo
Café e networking
:: Indústria da música
:: Oportunidades e desenvolvimento
:: Encerramento

Duração: 02h30

Destinatários:

Dirigentes associativos de coletividades ligadas às Artes e Cultura, indivíduos ou coletivos informais que promovam atividades de cariz social, cultural e económico em que a Arte, a Cultura e a Criatividade sejam elementos centrais, artistas de todas as disciplinas, técnicos ligados às mais variadas manifestações artísticas, profissionais de comunicação e marketing, rádio e audiovisual, promotores de eventos, gestores de salas de concertos e festivais, cidadãos interessados nas ligações entre as práticas artísticas e criativas e outros domínios setoriais (educação, turismo, ambiente e sustentabilidade).

Dinamizadores da sessão:
Hélder Bruno Martins. Nasceu em Coimbra, em 1976, e reside desde sempre na Lousã. É doutorado em etnomusicologia pela Universidade de Aveiro (2020), mestre em ciências musicais pela Universidade de Coimbra (2005), licenciado em Educação Musical pela ESEC (1999). É consultor especialista da Direção Geral das Artes; investigador do INETmd e do CEJ/UA. Tem trabalhos produzidos nas áreas da música, da cultura, da economia e da política. Tem dedicado especial atenção às questões da música-identidade-emoções. Em 2018 editou o seu primeiro álbum de originais sob o título A Presença, serena e terna. O seu segundo álbum Under a Water Sky, foi lançado em maio de 2022, no Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra.

Eron Quintiliano. Empreendedor, produtor cultural e fundador do MATE – Música, Arte, Tecnologia e Educação, festival anual que se realiza em Porto Alegre e que, a partir de 2023, conta também com um evento na Europa, resultante de um projeto em parceria com a CIM-RC, o Jazz ao Centro Clube (Coimbra, Portugal), Nordesía (Santiago de Compostela, Espanha) e Principal (Tessalónica, Grécia). Com formação em Geografia e Administração de Empresas, dedica-se há quase 20 anos à produção cultural, tendo sido produtor de artistas como Marcelo D2 e Vanessa da Mata.
Colaborou em projetos educativos e sociais como a Matilha Cultural (São Paulo) ou a Biblioteca Parque (Porto Alegre).
É o criador do projeto Rádio Pessoas, dedicado à música e cultura dos países e regiões que falam a língua portuguesa.