Numa cerimónia rápida, porém de grande significado, foi hoje hasteada em Mira a bandeira que representa a sua inclusão no clube das CIDADES E VILAS DE EXCELÊNCIA.
Com a presença da Presidente do Instituto das Cidades e Vilas com mobilidade, Engª Paula Teles, do coordenador do projeto, Dr. Pedro Silva e das entidades representativas do Concelho de Mira, foi ali referido a importância que este título representa ao Município.
Pela parte do Presidente da autarquia, Raul Almeida, foi dito que Mira possui características especiais, tais como a costa, a lagoa, a barrinha, e outros, que podem e devem ser potenciados.
O trabalho em rede com outras cidades e vilas torna-se, desta forma imperioso para que os objetivos propostos possam ser alcançados de forma que o galardão agora conseguido seja mantido.
Quanto à Presidente do ( ICVM),Instituto das cidades e vilas com mobilidade Engª Paula Teles, este Instituto tem vindo a trabalhar em conjunto com o setor público, e desta forma, é com prazer que ele inclui Mira no “mapa de excelência”.
Já o Coordenador de todo o projeto, o Dr. Pedro Silva, dez que assim como Mira beneficiará da experiência dos Municípios que já pertencem à Rede, eles também beneficiarão da presença de Mira, por poder , com suas características alargar as experiências já traduzidas em projetos concretos.
Quando O JORNAL MIRA ONLINE perguntou à Presidente do Instituto qual a importância de Mira para o projeto por ela dirigido, a resposta foi rápida: incluída na troca de experiências, Mira dará um contributo notável. Por isto, afirma o ato do hastear da bandeira não é um fim, mas sim, uma partida.
Turismo, acessibilidades, regeneração de espaços e mobilidade amiga do ambiente, são objetivos a serem atingidos. Ela não esconde a ambição de ver estas localidades terem mais bicicletas no dia-a-dia e não só em passeios de fim de semana…
Tudo isto é pouco, perante ao que se comprometem estas localidades supervisionadas pelo ICVM. A ambição é a de ir o mais longe possível numa planificação rigorosa e bem executada, procurando transformar estas cidades e vilas, em locais mais saudáveis para se viver e dignos de serem visitados.
O futuro começa hoje para Mira.
É para ele que os seus autarcas e munícipes precisam olhar.
É nele que encontrarão sentido para o que esta simples cerimónia representa: uma terra mais amiga dos seus, retribuindo a preocupação que eles, neste dia, tiveram com ela…
Clique no link para ver e ouvir as entrevistas aos intervenientes.