A Câmara Municipal de Mira vai construir um novo passadiço na Praia de Mira, com uma extensão de 680 metros, investimento de 145 mil euros financiado em 85% por fundos comunitários, revelou o presidente do município.
“Mira viu aprovado, no POSEUR (Programa operacional sustentabilidade e eficiência no uso de recursos) do Portugal 2020, o financiamento para construção de um novo passadiço, uma intervenção que pretende recuperar o sistema dunar entre a duna a sul da marginal, junto ao restaurante Caçanito, e o último apoio da praia, junto ao molhe”.
A intervenção deverá estar concluída antes do arranque oficial da época balnear, revela o presidente deste município.
A concretização do passadiço no sistema dunar permitirá a estabilidade biofísica e a minimização de situações de risco, sem apresentar implicações na paisagem, avança o autarca. Com a construção do passadiço, a Câmara tem a intenção de “proteger as dunas, conservando e preservando a estrutura ambiental e animal presente e possibilitar a realização de passeios e caminhadas, disponibilizando um espaço de interpretação das dunas e da sua biodiversidade, garantindo um equilíbrio entre o uso da praia para atividades económicas como a arte xávega e a estrutura ambiental do cordão dunar”.
O passadiço vai ainda garantir o acesso à praia a pessoas com mobilidade condicionada.
“Esta nova infraestrutura vai dar uma nova dinâmica à zona zul do areal da Praia de Mira, nomeadamente no acesso aos apoios de praia existentes e aos Parques de Campismo”.
A Praia de Mira, lembra o autarca, é a única zona balnear do mundo que recebeu durante 32 anos consecutivos o galardão da Bandeira Azul, que atesta a qualidade ambiental das praias.
“Temos muito orgulho em ter uma praia que é uma referência mundial”, diz Raul Almeida, lembrando que o Poço da Cruz, a outra praia do concelho, foi também contemplada 12 anos consecutivos com o galardão de qualidade ambiental.