Mira inteira já sabe: Escrever… é com eles!

A Casa do Povo de Mira recebeu excelente público, que aplaudiu todos os participantes, para além dos vencedores do 14º Concurso Literário Jovem de Mira – mais um êxito na promoção da cultura do Concelho!

Apresentado por Euclides Griné, o Concurso premiou a arte de alunos que vão desde a pré-escola – pela primeira vez a participarem, tendo sido representados pelas suas Educadoras – até ao 12º ano, numa iniciativa de relevo que visa incutir nos jovens o gosto pela escrita e, claro está, também pela leitura.

As professoras Sara Milheirão e Anabela Mota, o escultor Carlos Lourenço, o representante da Rede de Bibliotecas Escolares, José Saro, a Vereadora Madalena Santos e a representante da Caixa Agrícola de Cantanhede e Mira, Regina Teixeira formaram o júri que teve a – sempre árdua – tarefa de escolher os premiados, dentre os cento e vinte trabalhos apresentados ao Concurso, um número gratificante e encorajador para quem promove a iniciativa, deixando antever um crescimento ainda maior para 2023 e nos anos seguintes.

Abrilhantado pela presença de um ex-aluno, Tomás Pauseiro que interpretou duas magníficas peças que um dia saíram da guitarra portuguesa do grande Carlos Paredes, foi durante quase duas horas que o público esteve presente, sempre a aplaudir os participantes e os eleitos do júri de 2022.

A escrita, a música,  a arte, a cultura, enfim… tudo esteve bem presente na forma dinâmica e descontraída do acontecimento, apesar da formalidade do momento. Meninos e rapazes, meninas e raparigas, subiram ao palco para serem brindados com aplausos pelos seus familiares orgulhosos, que não os perdiam de vista e faziam questão de mostrar a importância de cada um deles.

Foi um espetáculo digno de ser presenciado. Um espetáculo que fez jus ao empenho e à criatividade que cada um colocou no trabalho que submeteu ao júri.

Parabéns a todos os participantes e aos escolhidos em cada uma das categorias. E, uma palavra mais aos professores e educadores que, com a sua ação, contribuíram para quen os alunos aceitassem o desafio de participar!

Jornal MIra Online

This slideshow requires JavaScript.