MIRA: Casa do Povo recebe Masterclass de Canto e Seminário de Ciência e Performance Musical

A União Músicos de Mira realizará uma Masterclass de Canto e um Seminário de Ciência e Performance Musical, ambos ministrados pela professora Filipa Lã.

O local onde estes eventos acontecerão é a Casa do Povo de Mira, e os dias agendados são 25 e 26 de Abril.

Os destinatários para o SEMINÁRIO são: Alunos de canto; Professores de Canto; Coralistas; Maestros de coro; Terapeutas da Fala; Enfermeiros; Médicos; Professores dos diferentes níveis de ensino geral e a todos os interessados pela otimização da sua saúde vocal.

Quanto aos destinatários para a MASTERCLASS são: Alunos de canto, Alunos de técnica vocal (Escolas de Música, Academias de Música, Conservatórios de Música, Escolas Superiores de Música, entre outros).

Regulamento

Seminário sobre a VOZ

Destinatários:

Alunos de canto; Professores de Canto; Coralistas; Maestros de coro; Terapeutas da Fala; Enfermeiros; Médicos; Professores dos diferentes níveis de ensino geral e a todos os interessados pela otimização da sua saúde vocal.

Objetivos

  1. Conhecer a anatomia e fisiologia do aparelho vocal enquadrada numa perspetiva de performance vocal do profissional da voz;
  2. Identificar os processos aerodinâmicos e acústicos relacionados com a voz enquanto instrumento musical;
  3. Adquirir estratégias para a otimização vocal performativa através da prática de diferentes tipos de exercícios vocais e ferramentas de prática e ensino deste instrumento.

Masterclasse de Canto

Destinatários:

Alunos de canto, Alunos de técnica vocal (Escolas de Música, Academias de Música, Conservatórios de Música, Escolas Superiores de Música, entre outros)

Objetivos

Os objetivos desta masterclasse incluem a construção de estratégias de otimização da performance vocal do cantor, nomeadamente no que diz respeito à exploração de ferramentas que promovam autonomia na prática vocal diária. O objetivo final é recorrer a essas ferramentas aquando da preparação para a performance, de forma a que o cantor possa otimizar os recursos expressivos que é detentor e preencher as suas expectativas interpretativas e de comunicação em palco.

Os alunos participantes na Masterclasse terão duas aulas individuais (30 minutos).

As inscrições de participante têm limite de vagas e as de ouvinte são ilimitadas.

As modalidades de participação são:

Participante Masterclasse – 30€

Ouvinte Masterclasse/Seminário – 15€

Ouvinte Masterclasse e Seminário – 20€

 

O pagamento é feito no ato da inscrição; a inscrição só será válida após o pagamento e entrega/envio do comprovativo.

Em caso de desistência o montante correspondente à inscrição não será reembolsado.

No final da Masterclasse será entregue um certificado de participação.

A Masterclasse/Seminário terá lugar na Casa do Povo de Mira:

Avenida 25 de Abril, 3070-301 Mira

PORTUGAL

Todos os casos omissos neste regulamento serão decididos pela organização.

Mais informações:

[email protected]

Prazo da inscrição até: 20 de Abril de 2015

Efetuar inscrição:

0045 3440 40252921669 68

Allegr’arte Associação Musical e Artística

 

Dados sobre a Orientadora:

Filipa M.B. Lã, soprano (PhD, MMus, BSci) Filipa Lã tem se apresentado em vários recitais de canto e piano em Portugal, Inglaterra, Irlanda, Espanha, Brasil, Croácia, República Checa e Austrália, interpretando um vasto leque de repertório que vai desde a música antiga até à música contemporânea. Em oratória destacam-se as interpretações de Stabat Mater de Pergolesi, Stabat Mater de António Caldara e Magnificat de António Caldara. Trabalhou com o Diretor Artístico de Música Barroca, Andrew Lawrence-King e sobre a sua direção foi solista nas Cantatas Cantate Domino de Montverdi, e Es steh Gott auf de Schütz (…”outstanding young singer”…Sheffield Telegraph). Na ópera destacouse na interpretação dos papéis de Isabel, da ópera “A Floresta”, de Eurico Carrapatoso e de Vénus e Terpsicore na Ópera La Púrpura de la Rosa de Tomás de Torrejon y Velasco (…”Filipa Lã as Vénus/Terpsicore was suitable coy and majestic by turns”…Galway Advertiser). Doutorada em Música, Ramo Performance (Canto) pela Universidade de Sheffield, Reino Unido e Licenciada em Ensino da Biologia pela Universidade de Coimbra, foi responsável pela criação dos cursos de Musician’s Health, London Institute of Education (2007), Pós-Graduação em Voz Profissional, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2008) e o módulo de Voz Cantada no Mestrado em Fonética e Fonologia do Consejo Superior de Investigaciones Científicas de Madrid, Espanha (2008). É regularmente convidada a lecionar no Department of Speech, Music and Hearing, KTH, Estocolmo (Suécia), Hochschule für Musik Carl Maria von Weber, Dresden (Alemanha), Consejo Superior de Investigaciones Científicas, CSIC, Madrid (Espanha) e Steinhardt School of Culture, Education, and Human Development, New York University, New York (EUA). É ainda convidada a dar formaç\ao contínua e avançada para músicos (particularmente cantores e professores de canto), em países como Alemanha, Croácia, Finlândia, Portugal, Suécia e Reino Unido. De entre as suas publicações científicas mais recentes, distinguem-se o capítulo do livro Advanced Musical Performance: Investigations in Higher Education Learning – Learning to be a professional singer e os artigos científicos em revistas como Journal of Voice, Logopedics Phoniatrics Vocology, Medical Problems of Performing Artists e Journal of Speech, Language and Hearing Research. É editora associada da revista científica Logopedics Phoniatrics Vocology, membro permanente da Advisory Board of Pan-European Voice Conference (PEVOC) e International Voice Symposium, New York University (NYU). Desde 2005, foram-lhe atribuídos vários prémios: Society for Education, Music and Psychology Research, Portugal (2005); European Society for the Cognitive Sciences of Music, Estónia (2007); The Voice Foundation, EUA (2011); Prémio de Internacionalização de Investigação Científica Santander Totta, FCSH-UNL, Portugal (2013); Croatian Choral Directors Association and International Choral Institute, Croácia (2014); e mais recentemente Van Lawrence Award, atribuído em conjunto pel Voice Foundation e National Association of Teachers of Singing (NATS), EUA (2015). É desde 2008 Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, onde leciona Canto, Pedagogia Vocal, Música e Medicina e Psicologia da Música. Enquanto investigadora integra o Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, sediado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.