Câmara Municipal Mira apresentou duas candidaturas a fundos comunitários para financiamento de projetos para expansão das redes de água de saneamento, num valor global de 2,8 milhões de euros.
As duas candidaturas ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos (POSEUR) são a primeira iniciativa no âmbito da empresa intermunicipal constituída em 2018 pelos municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Soure, que aguarda visto do Tribunal de Contas.
“Uma vez que o programa Portugal 2020 só permite candidaturas que envolvam áreas territoriais de três ou mais concelhos foi necessário procurar parceiros, neste caso os municípios de Montemor e Soure, atingindo assim o número mínimo de 50 mil habitantes”, explica Raul Almeida.
A primeira das duas candidaturas submetidas por Mira ao POSEUR é um projeto de abastecimento de água num valor próximo de 1,5 milhões de euros.
“Tem como objetivo a melhoria da qualidade da água no concelho e engloba um conjunto de intervenções em instalações da rede pública pertencentes ao subsistema de Mira-Lagoa”, explica o autarca.
Além da melhoria das infraestruturas existentes através da sua requalificação, o município mirense pretende construir uma Estação de Tratamento de Água e novos reservatórios que permitam ter uma maior capacidade de reserva de águas salvaguardando períodos de maior consumo.
A segunda candidatura é um projeto de saneamento de águas residuais que visa o fecho de sistemas, nomeadamente a ligação da rede de saneamento da Zona Industrial de Mira Polo I e Polo II, para encaminhamento dos efluentes para tratamento e destino final.
“Com este projeto será ainda possível ligar mais de 400 habitações nos lugares de Cabeças Verdes e Seixo num investimento superior a 1,3 milhões de euros”, explica o presidente do concelho mirense.