28.9.2022
De 2ª a 6ª, das 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas, junto aos Armazéns Municipais, na Presa, poderá levar os resíduos… tudo por um Concelho mais ambientalmente sustentável.
Praticamente construído pelos funcionários dos Armazéns da Câmara Municipal, na sua totalidade, o Centro terá como principal finalidade, que os resíduos e entulhos não sejam depositados no meio das matas, procurando concentrá-lo num só local para que ums empresa especializada em reciclagens possa levá-lo com essa finalidade.
Apostadas nesta nova vertente ambiental, Câmara Municipal e Juntas de Freguesia estarão, a breve trecho, prontas para colocar em prática uma parceria que levará Mira, Praia de Mira, Carapelhos e Seixo a terem, também elas, os seus locais de recebimento de material que serão, posteriormente transportados para o mesmo Centro.
Evitar que os resíduos sejam colocados em contentores normais e em locais inapropriados, são o grande mote da campanha de sensibilização que terá início em breve, através de flyers e out-doors de grande dimensão, que darão a conhecer o espaço e a função social que ele irá ter a partir de agora.
No Centro de Resíduos estarão 2 funcionários treinados e preparados para fazer a triagem da recolha dos materiais, atentando ao facto de que estes só poderão ser entregues por particulares.
Cada particular só poderá entregar até 1.100 Lt / dia e, em casos como, por exemplo a madeira, esta deverá ser entregue “pura, sem pregos ou parafusos”, bem como, por exemplo, a relva e afins deverão “ensacados” no sentido de haver um perfeito armazenamento, até ao momento em que forem recolhidos pela empresa contratada.
O espaço do Centro Circular de Resíduos é de 1.080 m2 e levou cerca de “um ano e meio” entre a idealização e a sua inauguração nesta quarta-feira, para além da necessária regulamentação (de assinalar que, com regulamento aprovado, poderão ser cobradas coimas para quem deitar resíduos em espaços não regulamentados).
Jornal Mira Online