O centro de Mira foi surpreendido na manhã desta quarta-feira, com a presença de inúmeras viaturas e homens da GNR. E, todo este aparato teve como razão de ser, a implementação da “Operação Ignição Zero”.
O Jornal Mira Online procurou saber junto do Presidente da Câmara e do encarregado da Proteção Civil de Mira de que trata esta Operação.
Raul Almeida e Ângelo Lopes deram conta de que esta “é uma ação de prevenção que visa, em primeira instância detetar onde existe vegetação e mato na envolvência das habitações”, tendo a GNR, nesta ação, o cuidado de “procurar falar com as pessoas, dando-lhes as informações necessárias para que as devidas limpezas sejam feitas”.
Isto tudo está a ser feito em coordenação com a Proteção Civil Municipal que, através de um levantamento exaustivo já efetuado, dá aos militares uma primeira ideia geral de toda a área do Concelho e onde poderão encontrar pontos de maior preocupação.
Este é o primeiro ano da “Operação Ignição Zero”, e tem obtido resultados satisfatórios, estando a atuar agora no Distrito de Coimbra e hoje, mais especificamente, no Concelho de Mira.
Resta dizer que, depois deste primeiro passo que hoje é dado, haverá – mais para a frente – a segunda fase, em que os militares também estarão por Mira para ver in loco o que foi feito para alterarem-se as condições atuais.