Ministra da Saúde diz que a toda a região Norte tem mapas de risco

A ministra da Saúde disse ontem que toda a região Norte tem mapas de risco a funcionar e a avaliar a situação epidemiológica.

“Toda a região Norte já está com mapas de risco a funcionar e a avaliar a situação epidemiológica. São esses mapas de risco que norteiam a nossa decisão”, afirmou Marta Temido na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus.

A ministra explicou que os mapas de risco, que refletem a incidência de novos casos de covid-19 e a velocidade de crescimento da doença, é um processo recente que estava previsto no plano de saúde outono-inverno.

A governante frisou que todas as decisões tomadas em Lisboa e Vale do Tejo, designadamente nos concelhos da Amadora, Loures, Odivelas, Sintra e Lisboa, em junho e julho, foram baseadas na análise de mapas de risco.

No entanto, a ministra ressalvou que este instrumento deve ser utilizado “com prudência”.

“Pode ser um instrumento muito importante na adoção de medidas locais e regionais, pode ajudar a definir as fronteiras de zonas onde há uma maior transmissão, mas têm um impacto interpretativo nas pessoas. Não podemos esquecer que mapear uma zona com uma tipologia de cores pode ter algum efeito negativo na forma como se encaram determinadas localidades”, avisou Marta Temido.

A ministra disse ainda que os mapas de risco “são um instrumento”, mas “não o único de tomada de decisão”.

Lusa