Cerca de 70 minis estiveram junto ao pórtico das Festas de São Tomé, na tarde deste Domingo. O objetivo principal foi o de promover o I Encontro Ibérico de Minis que acontecerá na Praia de Mira entre os dias 1 e 3 de Maio de 2020.
Verdadeiras mini máquinas, os exemplares presentes fizeram as delícias dos visitantes da Festa… como foi o caso de um veículo de 1976, pertencente a Carlos Alberto Martins da Silva, de São João da Madeira. Primeiro e único dono daquele veículo, Carlos Alberto tem alterado substancialmente, desde o princípio, a imagem do seu bólide.
Originalmente azul, o carro foi pintado de vermelho e tem sofrido alterações a todos os níveis durante os anos, ao ponto de ser, hoje, uma belíssima peça descapotável, com assentos de alta qualidade e um motor que, até ao mais desatento, é possível perceber o carinho que o seu dono lhe dedica… e, este é apenas um dos muitos exemplos de amor aos minis que por ali passaram!
O encontro do ano de 2020…
Mas, falemos do Encontro Ibérico que decorrerá no Parque de Campismo Municipal em Maio do próximo ano, mesmo local onde decorreu o IMM, um mega-evento que contou com a participação de mais de 1.000 veículos.
Foi baseado no sucesso daquele evento, que a Câmara Municipal de Mira lançou o repto ao Clube Mini de Portugal e ao Clube Mini Serra da Estrela para uma co-organização do próximo encontro, numa parceria que todos desejam, corra da melhor maneira.
A ideia central é a de serem organizados eventos em Portugal e em Espanha – um ano em cada país – sendo que o de terras lusitanas, aconteça em Mira, como forma de difundir aquilo a que Fernando Madeira classificou como “um certame importante que divulgue ainda mais esta viatura mítica”.
Da parte dos Clubes de Minis associados à esta ideia, ficou a certeza de que esta foi aceite “por percebermos que teremos da Câmara Municipal, sempre, um apoio efetivo” para além da percepção de que houve um “incontestável entusiasmo por parte dos habitantes e comércio local, que tiveram uma participação fantástica, aquando do IMM. Para além disso, tivemos em consideração o excelente feedback que fomos recebendo ao longo do tempo”.
“Capital do Mini”
Transformar Mira, “daqui a alguns anos” na “Capital do Mini em Portugal” é, para o Vereador mirense, um sonho a concretizar. Pode parecer algo inatingível no momento, mas Fernando Madeira não se coibiu de lançar esta aposta a todos os que acompanhavam a conversa, talvez no sentido de provocar um compromisso ainda maior, entre a CMM, os parceiros e à toda a população mirense.
Quando questionado pela reportagem do Jornal Mira Online, sobre se “o itinerário será restrito à Praia de Mira ou também passará por outras localidades do Concelho?”, o autarca preferiu, por ora, resguardar-se: “O itinerário ainda não está desenhado” – disse para, mais a frente, completar: “Naquele evento, com tantos carros era impossível fazer um roteiro mais vasto, por motivos de segurança, por não ser fácil “controlar” tudo o que se passa na via pública… porém, se neste evento tivermos, por exemplo uns 400 ou 500 carros, já será um mega-evento e, desta forma, penso ser exequível sair das fronteiras da Praia de Mira”.
Tudo, a partir deste momento, será desenvolvido no sentido de serem criadas as condições para que o Encontro Ibérico seja, também ele, um grande sucesso. O primeiro passo, é o de “arregaçar as mangas” e é daí que nascerão todas as atividades.
O sucesso é, claramente, fruto da imaginação aliada ao esforço e a dedicação. Aguardar o desenrolar dos acontecimentos é, então, palavra de ordem para quem, como Fernando Madeira começa a sonhar, desde já, em colocar Mira nos trilhos dos aficionados em Minis, até – quem sabe – chegar a ser a “Capital Nacional do MIni”…
Jornal Mira Online