O que possuem em comum o Ala Arriba, a Académica de Coimbra e o União de Coimbra? Todos foram orientados por Francisco Andrade… chamado carinhosamente de “mestre” por uma legião de ex-jogadores (e não só!).
Desta forma, recentemente aconteceu no Pavilhão de Mira e no Salão dos Bombeiros Voluntários de Mira, uma homenagem preparada para este “senhor” da arte de ensinar e orientar futebolistas!
Homem da bola, político, escritor, professor de gerações de treinadores que incluem até José Mourinho, Francisco Andrade teve uma tarde/noite em que sua alma foi preenchida pelo respeito e admiração daqueles que nunca esqueceram a sua forma estar, tanto na vida como no futebol.
Este é um homem que granjeou, ao longo de décadas, bem mais que resultados futebolísticos, classificações finais ou títulos. Acima de tudo, formou homens na acepção da palavra! Nesse dia encontrou, mais uma vez ao longo da sua extensa carreira, quem lhe mostrasse que a sua presença na vida de cada um dos que o homenagearam, foi solidificada… mesmo quando a distância impediu que estivesse com cada um deles.
O Jornal Mira Online e a Rádio Mira Online associaram-se a este momento deveras emocionante, e quiseram saber de um dos promotores desta simbólica homenagem, com que palavras conseguia exprimir o sentimento do momento.
Paulo Falcão, que é hoje um dos mentores do projeto vitorioso chamado Porto Volley, disse que “Foi um prazer enorme encontrar pessoas com quem há muito não nos cruzávamos… este encontro, cujo epicentro foi o “mestre” Francisco Andrade, foi só o princípio daquilo que pretendemos fazer! Em breve teremos novidades para divulgar, mas podemos adiantar – desde já – que haverá um encontro de futebol de 11 em Coimbra, provavelmente ainda antes do verão”.
Então, é esperar por mais acontecimentos como este. Futsal entre antigos colegas e adversários, palestra dada pelo “mestre”, jantar e um belíssimo Fado cantado ao vivo, fizeram parte da “ementa” desta experiência… e, para a próxima? Quais serão as surpresas? Sejam elas quais forem, o importante mesmo é ressaltar que a amizade e a humanidade no seu melhor, ainda possuem lugar numa sociedade tão conturbada, como a dos nossos tempos…