Pedri, de 19 anos, foi distinguido como melhor jogador jovem.
O português Cristiano Ronaldo, ficou em sexto na votação para melhor do mundo. O craque falha assim aquela que seria a sua sexta Bola de Ouro.
A cerimónia fica marcada pela ausência dos jogadores dos clubes da Premier League, entre os quais, Cristiano Ronaldo. Os clubes ingleses proibiram os jogadores de se deslocarem a Paris devido às restrições da Covid impostas pelo governo britânico.
O primeiro prémio da noite foi entregue ao melhor jogador jovem. Pedri, prodígio do Barcelona, recebeu o prémio Kopa. Na corrida, estava o português Nuno Mendes.
Depois do prémio Kopa, foi tempo de homenagear gigantes de outros tempos. As grandes figuras do futebol atual não se esqueceram de estrelas como Maradona e Gerd Mulller, que desapareceram nos últimos dois anos.
A noite foi também do polaco Robert Lewandowski. O artilheiro do Bayern de Munique levou para casa o prémio de melhor avançado do ano.
O prémio de melhor guarda-redes foi, sem surpresa, entregue a Donnarumma, guardião italiano campeão europeu.
Com dois jogadores no top 5, Kanté e Jorginnho, o Chelsea levou para casa o galardão de melhor clube do ano. O emblema londrino, recorde-se, conquistou a Liga dos Campeões no Dragão.
Alexia Putellas, Bola de Ouro feminina
A jogadora e capitã do Barcelona, Alexia Putellas, conquistou a Bola de Ouro feminina. A jovem de 27 anos recebeu o prémio do francês Kyllian Mbappé.
Guilherme de Sousa / TSF
Imagem: AFP