A Mesa da Bairrada ao Mondego carimbou o passaporte para a final do concurso televisivo da RTP “7 Maravilhas à Mesa”. Ontem, dia 5 de Agosto, em Viseu, apenas duas mesas podiam passar à final. À mesa promovida pela AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada ao Mondego juntou-se a Mesa Lajes do Pico.
Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova são os seis municípios que se sentaram à mesa para promover o património gastronómico e patrimonial do território que vai desde a Bairrada ao Mondego, passando pela Gândara, ou seja, desde a costa ao interior serrano da região de Coimbra.
Para o presidente da AD ELO, Rui Marqueiro, “isto foi o resultado do trabalho de muitas pessoas e de todos os promotores que zelam pelo património desta sub-região que integra a região centro do país e que vale a pela visitar a excecional gastronomia”. O presidente da Câmara Municipal da Mealhada realçou ainda que para além dos patrimónios a concurso “há muitos mais motivos para visitar este território”.
Em Viseu, no Solar do Vinho do Dão, a Mesa da Bairrada ao Mondego ultrapassou as candidaturas de Tavira, Porto Moniz, Palmela, Montalegre e a mesa anfitriã, que ficaram pelo caminho do concurso que tem apresentação de Catarina Furtado e José Carlos Malato.
Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova uniram-se à mesa com a AD ELO para apresentar a Mesa da Bairrada ao Mondego, onde estão presentes sete patrimónios: Sardinha na Telha (petiscos), Arroz (Carolino do Baixo Mondego) de Lampreia (peixe e mariscos), Leitão à Bairrada (carne e caça), Espumante Branco Bruto Marquês de Marialva Baga Blanc de Noir 2015 (espumantes), Vinho Tinto Marquês de Marialva Baga Reserva 2014 (tintos), Castelo de Montemor-o-Velho (património histórico, cultural e natural) e o Bussaco/Luso (experiências únicas).
Com o apoio técnico do chef Luís Lavrador, a Mesa da Bairrada ao Mondego conta com a parceria dos seis municípios que compõem a candidatura, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, da Adega Cooperativa de Cantanhede, da Fundação Mata do Bussaco e do Alexandre de Almeida Hóteis – Hotel Palace do Bussaco. O padrinho da mesa é o músico de Coimbra André Sardet, que por motivos profissionais não esteve presente na gala. A claque contou com elementos das escolas de samba da Mealhada “Real Imperatriz” e “GRES Batuque”.
Depois de conseguir ser uma das 14 mesas finalistas, a Mesa da Bairrada ao Mondego vai agora disputar um lugar no pódio das “7 Maravilhas à Mesa” no dia 16 de setembro, em Albufeira. As votações reabrem a 9 de setembro.