Jorge Laíns médico do Centro de Medicina de reabilitação do Centro – Rovisco País preside a organização deste Congresso que começa domingo dia 3 de julho e termina quinta-feira do mesmo mês, acontece em Lisboa, o 16.º Congresso Mundial da International Society of Physical and Rehabilitation Medicine – ISPRM 2022, evento com enfoque nos principais temas ligados à Medicina Física e de Reabilitação. Jorge Laíns dirige o Departamento da Medicina Física e de Reabilitação, do Internato Médico e da Unidade de Cuidados Continuados, no Hospital Rovisco Pais, na Tocha, no concelho de Cantanhede, Coimbra.
Este evento agrupa mais de 70 sociedades internacionais de todo o globo apenas acontecendo de três em três anos na Europa. Portugal acolhe este megaevento em grande parte, pelas mais altas individualidades da International Society of Physical and Rehabilitation Medicine reconhecerem o trabalho desenvolvido por si e pela sua experiente equipa.
Jorge Laíns refere que devido à pandemia de Covid-19 (2021), este Congresso aconteceu num modelo digital, ficando adiado o formato presencial para este ano. Dessa forma acontece em simultâneo, o Congresso da Sociedade Europeia e o Nacional da Sociedade Portuguesa, sendo a primeira vez que se organiza um Congresso Europeu e Nacional da nossa especialidade num só evento.
O Congresso é muito rico em temas a ser estudados e discutidos nestes cinco dias: reabilitação do AVC, reabilitação do traumatismo craniano, trauma em geral, reabilitação do Parkinson, debilidade do idoso, abordando também a partilha das preferíveis metodologias de reabilitação de ( dor de costas, de ombros ou de joelhos).