17.10.2023 –
“O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, nomeou a médica Rita Sá Machado como Diretora-geral da Saúde, com efeitos a partir de dia 1 de novembro de 2023 e por um período de cinco anos”, refere o comunicado do gabinete do ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
Rita Sá Machado desempenhava funções em Genebra, como Conselheira da Organização Mundial de Saúde (OMS) na área da Saúde e Migrações.
Anteriormente foi Conselheira de Migração e Assuntos Humanitários no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Missão Permanente em Portugal, e chefe de divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A nova diretora-geral da Saúde terminou o mestrado integrado em Medicina pela Nova Medical School e é mestre em Saúde Pública pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, refere em comunicado o Ministério da Saúde.
Formada em Medicina em Viagem e Populações Móveis pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Rita Sá Machado é também pós-graduada em Gestão na Saúde pela Católica Porto Business School e tem Pós-Graduação em Educação Médica pela Harvard Medical School.
Iniciou funções como médica no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e trabalhou na área da Saúde Pública na DGS, na ARS Norte e na ARS Lisboa e Vale do Tejo (Agrupamento de Centros de Saúde Almada Seixal).
Nota do Ministério da Saúde informa ainda que será aberto novo concurso para o cargo de subdiretor-geral da Saúde, lugar que continuará a ser exercido, em regime de substituição, por André Peralta Santos.
Saúdeonline/lusa
Imagem: X