MEALHADA: “(Re) aprender a ensinar” é o tema Do 8º Encontro com a Educação

A Mealhada volta a receber, dia 25 de Março, a comunidade educativa de todo o país para pensar políticas e estratégias, debater ideias e procurar soluções para melhorar a Educação e a Aprendizagem.

Esta 8ª edição, cujo tema é “(Re)aprender a ensinar”, centra a discussão na relação da tecnologia com a Educação, na invasão da tecnologia na vida quotidiana e na sua influência no ensino. Computadores e tablets misturam-se hoje com livros e é imperativo pensar na forma de aproveitar a tecnologia na Educação e na resposta aos apelos desta, enquanto educador.

O programa conta com a presença de João Costa, secretário de Estado da Educação, e de prestigiados especialistas académicos, como Vítor Duarte Teodoro, docente na Universidade Nova de Lisboa, no Departamento de Ciências Sociais e Educação, Joaquim Azevedo, investigador no Centro de Estudos do Desenvolvimento Humano e professor catedrático na Universidade Católica, e José Miguel Sousa, do Centro de Formação EduFor.

“Os oradores convidados para este Encontro com a Educação são especialistas de elevado prestígio e reconhecido mérito académico e profissional. Razão pela qual podemos assegurar que esta iniciativa será inspiradora para todos os presentes e os dotará de ferramentas que poderão colocar em prática nas suas salas de aula. No Município da Mealhada, continuamos a acreditar que o maior investimento que se pode fazer na sociedade é, sem margem para dúvidas, na Educação”, refere Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

O Encontro com a Educação, organizado anualmente pelo Setor de Educação e Desporto da Câmara Municipal da Mealhada, é um espaço de debate de ideias de temas relacionados com a docência, as escolas e os alunos. É um fórum de discussão que pretende contribuir para a melhoria do ensino, a partilha de ideias e saberes, de boas práticas e de políticas de sucesso. “Ensinar, no presente, é um desafio que implica a conjugação do exercício da autoridade e do respeito com a criatividade e a crucial tarefa de criar experiências inovadoras que captem a atenção dos alunos e os preparem para os desafios de um mundo em constante mudança”, sublinha o autarca.

As inscrições podem ser feitas para o e-mail [email protected]. A inscrição custa 10 euros e inclui almoço. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 231 200 980 ext. 354.

 

Programa

l 25 de março l Cineteatro Messias l Escola Profissional Vasconcelos Lebre

09h – Abertura do secretariado

09h30 – Sessão de abertura

10h – “Conferência de abertura”

 João Costa – Secretário de Estado da Educação

10h30 – Pausa para café

11h00 – “O Educador, no século XXI, no tempo em que os “meninos” não querem aprender””

Joaquim Azevedo – Universidade Católica Portuguesa

Almoço l (Escola Profissional Vasconcellos Lebre)

14h30 –  “A Escola Atual, as Competências do Séc. XXI e o “EduFor Innov@tive Classroom Lab”

José Miguel Sousa – Centro de Formação EduFor

16h00 –  “(Re) Aprender a Ensinar”: Ensinamos: “o que somos e o que fazemos”

Vítor Duarte Teodoro – Universidade Nova de Lisboa

17h – Sessão de encerramento