Mealhada quer mais eventos como a Taça da Europa de Patinagem Artística

A cerimónia de abertura da Taça da Europa de Patinagem Artística decorreu no dia 29, no Pavilhão Municipal do Luso.

Perante uma plateia composta por centenas de espetadores, o vice-presidente da Câmara deu as boas vindas a atletas, treinadores, juízes, organizadores e público em geral. Guilherme Duarte referiu ser “um motivo de orgulho e grande satisfação para a autarquia” a escolha do concelho da Mealhada para a realização desta importante prova do calendário europeu de patinagem. “Obrigado por escolherem as nossas instalações desportivas para a realização desta importante prova. É um enorme prazer receber-vos. Aproveitem a hospitalidade da população e desfrutem das nossas belas paisagens. Queremos mais eventos destes. Queremos que voltem e que sejam felizes no desporto e na vida”, referiu o autarca.
O presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Fernando Claro, e o presidente da Associação de Patinagem de Aveiro, José Saraiva, também discursaram na noite de abertura oficial do evento. O dirigente do órgão máximo da modalidade em Portugal, Fernando Claro, pautou o seu discurso pelos agradecimentos à edilidade e restantes entidades participantes na organização, classificando o Município da Mealhada como sendo “um excelente anfitrião e organizador de eventos desportivos”. Já José Saraiva considerou ser um orgulho para o concelho da Mealhada, e igualmente para o distrito de Aveiro, ter sido o local escolhido pelos organizadores para receber este importante acontecimento desportivo. O dirigente agradeceu ainda a “parceria saudável” com os organizadores da prova, referindo que “as vitórias da seleção nacional também pertencem ao Município da Mealhada”.

Antes da cerimónia de abertura, houve lugar à entrega de medalhas, com a Seleção de Portugal a conquistar mais cinco medalhas – três de ouro, uma de prata e uma de bronze – perfazendo um total de oito medalhas arrecadadas em apenas dois dias de competição. Recorde-se que já no primeiro dia da taça europeia, Portugal havia garantido a conquista de uma medalha de ouro e duas de prata.

A competição que reúne a elite europeia da patinagem artística na vila do Luso conta com 208 atletas em representação de nove seleções da Europa. Espanha e Portugal são os países com maior número de representantes, 47 e 34 respetivamente, logo seguidos por França com 31, Reino Unido com 28, Itália com 27, Alemanha com 17, Holanda com 10 e as seleções da Bélgica e da Eslovénia com sete participantes cada. A competição é organizada pela Federação de Patinagem de Portugal e Comité Europeu de Patinagem Artística, com o apoio do Instituto Português de Formação e Juventude, da Associação de Patinagem de Aveiro e da Câmara Municipal da Mealhada.

Mais informações sobre o evento em www.cers.pt e em www.fpp.pt

mea