Está a decorrer a iniciativa “Natal 2020, Compre Cuidando de Todos”, que permite que, nos estabelecimentos aderentes, os clientes possam trocar, até 31 de janeiro, os produtos comprados, entre 4 de novembro e 25 de dezembro. Procura também sensibilizar os consumidores para que, neste especial contexto pandémico, antecipem as suas compras de Natal e evitem concentrar as trocas no período imediatamente posterior ao Dia de Natal.
A medida aplica-se a qualquer estabelecimento de comércio a retalho quanto ao qual seja subscrita a declaração de compromisso com as condições da iniciativa. (Não se incluem as vendas em comércio eletrónico).
A adesão, mediante registo e subscrição das condições da iniciativa, são feitas no portal ePortugal. Em consequência, é gerado o dístico que o comerciante deve imprimir e colocar em local visível do seu estabelecimento.
Esta é uma iniciativa do Ministério da Economia e da Transição Digital, em cooperação com a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP).
A iniciativa permite que, nos estabelecimentos aderentes, os clientes possam trocar, até 31 de janeiro, os produtos comprados, entre 4 de novembro e 25 de dezembro;
Visa-se, por outro lado, a sensibilização dos consumidores para que, neste especial contexto pandémico, antecipem as suas compras de Natal e evitem concentrar as trocas no período imediatamente posterior ao Dia de Natal.