A França é a primeira seleção apurada para os quartos de final do Mundial. Os gauleses venceram a Argentina por 4-3, este sábado, nos ‘oitavos’ da competição. Num encontro em que a turma de Dechamps foi claramente superior à de Sampaoli, houve tempo para golaços, reviravoltas no marcador, lances duros, e para uma exibição magistral de Mbappé. Dois golos marcados, um penálti conquistado e a defesa dos sul-americanos aos papéis… tudo por culpa do avançado do Paris Saint-Germain.
O primeiro tempo foi dominado pela França e a Argentina acusou muito o facto de não ter um ponta de lança com características de área no onze inicial. A velocidade dos homens da frente gauleses foi fatal para a defesa das pampase Mbappé teve papel fulcral. Aos dez minutos, o atacante do Paris Saint-Germain arrancou com a bola antes de meio-campo, deixou cerca de metade da equipa adversária para trás… até ser travado por Rojo dentro da área, em falta. Griezmann foi chamado à marca dos onze metros, não tremeu e deu a vantagem à França, de grande penalidade, aos 13 minutos.
Ainda assim, a turma de Sampaoli voltou a provar que tem ‘nove vidas’ neste Mundial. Mesmo sem conseguir praticar um futebol apelativo e com trocas de bola rápidas, os sul-americanos voltaram a restabelecer a igualdade no marcador, num lance que nasceu do génio de Di María. O ex-Benfica, praticamente desaparecido da competição até este sábado, puxou dos galões e fez o 1-1 ‘à bomba’, com um remate de pé esquerdo de fora da área, aos 41 minutos.
A segunda parte não poderia ter começado de melhor forma para a Argentina. A seleção sul-americana conseguiu colocar-se pela primeira vez em vantagem no resultado, logo aos 48 minutos. Na sequência de um pontapé de canto, Messi desferiu um remate dentro da área francesa, onde estava Mercado a desviar para o fundo das redes de Lloris. Uma autêntica cereja no topo do bolo para uma Argentina cuja exibição não estava a convencer até então. Aos 56’, os gauleses estiveram perto do empate, com Griezmann a estar próximo de aproveitar um desentendimento defensivo protagonizado entre Fazio e Armani. Não foi aos 56’… foi um minuto depois. Pavard assinou um golaço, com um remate de belo efeito à entrada da área argentina, na sequência de uma assistência de Lucas Hernández.
A reviravolta francesa deu-se aos 64 minutos, por intermédio do ‘supersónico’ Mbappé. Após um cruzamento de Hernández e um lance um pouco confuso na área argentina, com Matuidi a tentar o remate, a bola sobrou para Mbappe, que fez o 3-2. Apenas quatro minutos depois, os gauleses chegaram ao quarto golo, da autoria de… Mbappé, quem mais? Na sequência de um lance de contra-ataque rápido, Giroud colocou a bola nos pés do avançado do PSG, que voltou a ser certeiro em frente à baliza de Armani. Aos 90+3′, a Argentina ainda reduziu por Agüero, mas não foi suficiente para evitar a eliminação.
França: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti, Hernández; Kanté, Matuidi (Tolisso, 75’), Pogba; Mbappé (Thauvin, 89′), Griezmann (Fékir, 83′) e Giroud.
Argentina: Armani; Mercado, Otamendi, Rojo (Fazio, 46’), Tagliafico; Mascherano, Banega, Enzo Pérez (Agüero, 66’); Pavón (Meza, 75’), Di María e Messi.
Oitavos de final – Resultados
França-Argentina, 4-3
Uruguai-Portugal (hoje, 19h)
Espanha-Rússia (domingo, 15h)
Croácia-Dinamarca (domingo, 19h)
Brasil-México (segunda-feira, 15h)
Bélgica-Japão (segunda-feira, 19h)
Suécia-Suíça (terça-feira, 15h)
Colômbia-Inglaterra (terça-feira, 19h)