Mau tempo: Restabelecida totalmente circulação ferroviária na linha do Oeste

A circulação ferroviária entre Louriçal e Bifurcação de Lares/Bifurcação de Verride, na Linha do Oeste, que liga Sintra à Figueira da Foz, foi restabelecida na terça-feira, depois de ter estado suspensa devido ao mau tempo.

Fonte da Infraestruturas de Portugal disse hoje à Lusa que a circulação foi restabelecida na terça-feira à noite depois de ter estado suspensa devido a falhas de energia provocadas pela passagem da tempestade Leslie durante o fim-de-semana, que afetou principalmente os distritos da zona centro do país, Coimbra e Leiria.

Na terça-feira de madrugada já tinha sido retomada a circulação ferroviária entre Alfarelos e a Figueira da Foz, no Ramal de Alfarelos, no distrito de Coimbra.

As rajadas de vento forte originadas pela passagem da tempestade Leslie provocaram o corte no fornecimento de energia e danos em estações e apeadeiros.

Na sequência das “condições meteorológicas extremamente adversas”, foram registadas ocorrências de danos na infraestrutura rodoviária, que obrigou à interrupção da circulação total ou parcial em vários troços da rede ferroviária nacional.

Segundo a IP, estes incidentes foram registados maioritariamente nos troços localizados nos distritos da zona centro do país, Coimbra e Leiria.

Na origem dos problemas estiveram a queda de árvores e ramos, ou outros objetos de maior dimensão, que provocaram a ocupação da via e danos ao nível da catenária.

A passagem do furacão Leslie por Portugal, no sábado e domingo, onde chegou como tempestade tropical, provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados.

A Proteção Civil mobilizou 8.217 operacionais, que tiverem de responder a 2.495 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas e deslizamento de terras.

O distrito mais afetado pelo Leslie foi o de Coimbra, onde a tempestade, com um “percurso muito errático”, se fez sentir com maior intensidade, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Lusa