Mau tempo deixou mais de 150 linhas da EDP fora de serviço

Os estragos causados pela depressão Elsa na rede elétrica da EDP Distribuição já deixaram 157 linhas de alta e média tensão fora de serviço, informou ontem a empresa.

Segundo um comunicado da elétrica, Santarém, Coimbra, Viseu e Leiria eram às 23:00 de quinta-feira os distritos mais afetados.

O número de incidentes aumentou nas últimas horas do dia de quinta-feira, com estragos “bastante extensos”, e no terreno permanecem “centenas de operacionais que, debaixo de condições meteorológicas muito adversas, tentam repor a energia nas localidades afetadas”.

Para responder às falhas no serviço, a empresa está a instalar geradores de emergência, em particular em estações elevatórias, onde o restabelecimento é mais difícil.
A EDP Distribuição não tem ainda uma previsão para a total reposição da rede, mas, com o desagravamento do estado do tempo no início desta madrugada, estava otimista quanto à recuperação.

A empresa, que sublinha manter-se atenta à evolução meteorológica e em articulação com as autoridades locais e nacionais, conta ter uma “ideia mais concreta dos danos, sobretudo a nível da baixa tensão”, na manhã de hoje.

Ainda na quinta-feira, a EDP Distribuição tinha informado que contava com 1.200 operacionais apoiados por 700 viaturas.

O mau tempo associado à depressão Elsa está a atingir os Açores e o continente português, onde o desabamento de uma casa, em Castro Daire, e a queda de uma árvore, no Montijo, fizeram na quinta-feira dois mortos.

Lusa